Mais de um terço de pacientes internados com Covid-19 apresentam lesões nos rins

Sandro Azevedo | 4181 Visualizações | 2020-05-15T19:49:49-03:00
  1 Avaliações (Ver)

Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram nesta quinta-feira (14), estudo que mostra que mais de um terço dos pacientes internados por Covid-19 em Nova York desenvolveram lesões renais. Além disso, 14,3% precisaram passar por diálises.

"Dos primeiros 5.449 pacientes que deram entrada, 36,6% desenvolveram lesões renais agudas", afirmou o co-autor do estado Kenar Jhaveri. Ele faz parte da equipe da Northwell Health que conduziu o estudo e o publicou no jornal especializado em medicina renal "Kidney International".

Essas lesões se caracterizam por falências renais, ou seja, os rins ficam sem conseguir filtrar as impurezas presentes no corpo humano.

O estudo da Northwell Health é o maior até o momento dedicado em estudar o efeito dos danos aos rins dos pacientes com o novo coronavírus. Para Jhaveri, a conclusão pode ajudar a preparar ações enquanto a pandemia de Covid-19 continua a se espalhar pelo mundo.

Outra conclusão da pesquisa mostra que, entre os mais de 1 mil pacientes que precisaram ser colocados em um respirador, cerca de 90% desenvolveram falência renal aguda. Na comparação, 21,7% dos 925 que não precisaram de auxílio mecânico para respirar tiveram problemas nos rins.

De acordo com Jhaveri, a falência renal tem a ver com a gravidade das condições de saúde do paciente enquanto a doença evolui.

"Não é algo específico da Covid-19. Tem mais relação com o quão doente se está", disse.

Leia a notícia completa aqui