Drone ajuda bombeiros a apagarem incêndio em navio usando câmera termográfica

Sandro Azevedo | 4515 Visualizações | 2020-06-18T10:44:27-03:00
  0 Avaliações

Um drone ajudou bombeiros do departamento de Jacksonville, nos Estados Unidos, a conterem um incêndio que estava acontecendo dentro de um navio. O Jacksonville Fire and Rescue Department (JFRD – Departamento de Incêndios e Resgates de Jacksonville) usou o auxílio de um drone equipado com uma câmera termográfica para localizar os focos de maior calor no navio e direcionar seus esforços para conter o fogo por fora.

As imagens foram compartilhadas na página oficial do Twitter do JFRD e mostram com clareza como os jatos de litros e mais litros de água ajudam a manter o exterior do navio frio. A embarcação, que se chama M/V Hoegh Xiamen, realiza transporte de veículos. Em determinado momento, por causas ainda não divulgadas, o foco do incêndio começou no deck do navio, onde os carros estavam armazenados. Toda a tripulação foi evacuada sem ferimentos e bombeiros subiram a bordo, fechando as portas do compartimento de carga para tentar abafar o fogo e deixá-lo se consumir por falta de oxigênio. Uma explosão chegou a ferir oito bombeiros, com três deles ainda hospitalizados até o momento.

Com o fogo contido dentro do navio, embarcações dos bombeiros começaram a jogar água por fora para manter o Xiamen frio e não deixar o incêndio ganhar força. É aí que o drone com câmera termográfica teve um papel importante, para mostrar onde o navio ficava mais quente e permitir que os bombeiros direcionassem a água fria para onde fosse mais necessária.

No canto das imagens divulgadas dá pra ver a logo da DJI, revelando que foi um drone da fabricante usado para ajudar no combate ao incêndio, mas a postagem do JFRD não revela exatamente qual modelo.

O uso de drones para o auxílio das atividades de diferentes autoridades de resgate já está começando a virar lugar comum no exterior, principalmente nos EUA. No final de maio tivemos, por exemplo, um mulher desaparecida sendo encontrada graças à ajuda de um drone, e tanto ela como seu cachorro foram resgatados em segurança.

Fonte: Mundo Conectado

Leia a notícia completa aqui