A Avaliação Ergonômica do Trabalho (AET) é o conjunto de medidas que têm como objetivo avaliar, de maneira quantitativa e qualitativa, todos os riscos ergonômicos que existem nos postos de trabalho, nas atividades desempenhadas pelos funcionários e também nos próprios equipamentos de trabalho.
Todas as empresas que exercem atividades que podem colocar a integridade física do trabalhador em risco — como levantamento e transporte de mercadorias ou outros tipos de serviços que exijam um esforço maior do trabalhador — devem entregar uma avaliação ergonômica do trabalho. A AET também pode analisar sobrecarga no pescoço, ombros, dorso e membros tanto inferiores como superiores.
Somente profissionais especializados em ergonomia podem assinar o laudo da AET, que será atestado pelos órgãos competentes. A Avaliação pode ser feita tanto por fisioterapeutas, como engenheiros de segurança, educadores físicos ou médicos do trabalho.
Como é feita a Avaliação Ergonômica do Trabalho?
O profissional especializado em ergonomia irá identificar todos os problemas do ambiente e propor soluções para corrigir os erros que estão influenciando no desconforto dos funcionários. Além disso, a AET também poderá prevenir acidentes de trabalho e proporcionar maior produtividade para a empresa. Nas duas situações, equipe e organização saem ganhando quando a avaliação ergonômica do trabalho é eficaz. O trabalho em si envolve três fases:
- Análise ergonômica da demanda e da tarefa: esta etapa tem como objetivo analisar todos os ambientes físicos da empresa e as condições posturais e antropométricas, ou seja, como um funcionário trabalha — sentado ou em pé — e se o local oferece as condições ideais para o desempenho das atividades com conforto e segurança;
-Análise dos aspectos psicológicos: esta etapa visa identificar se existe algum tipo de ambiente que possa prejudicar a condição mental e moral do trabalhador. Neste caso, o profissional especializado em ergonomia irá traçar um perfil da equipe e analisar se mudanças de cargos, ou outras medidas, são necessárias;
- Análise ergonômica das atividades: são analisados os serviços realizados por cada profissional dentro da empresa, ou seja, quais atividades estão de acordo e também quais são os trabalhos que demandam maior esforço.
O relatório final da AET deve respeitar uma ordem de metodologias para evitar informações falsas que possam interferir no resultado, principalmente por estar sendo avaliada uma empresa e suas as condições de trabalho.
Benefícios da Avaliação Ergonômica do Trabalho
O principal benefício de realizar uma avaliação ergonômica do trabalho é a criação de um ambiente mais confortável e seguro para todos os profissionais. Também é um documento oficial que pode auxiliar a empresa em eventuais ações trabalhistas movidas por antigos funcionários insatisfeitos.