Tecnologia Inerente: Tudo o que você precisa saber antes de comprar um EPI
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2022-03-15T20:57:27-03:00
  1 Avaliações (Ver)
7189 Visualizações

Saber diferenciar a Tecnologia Inerente da Tecnologia Tratada é uma das principais informações que você deve ter em mente antes de comprar um EPI. Isso porque as características e propriedades de proteção dessas tecnologias têm relação direta com seu valor.

Qual desempenho o EPI deve atender?

Identificar os riscos aos quais os colaboradores estão expostos é necessário para saber qual a melhor tecnologia para a situação, assim como saber o que é verdade e o que é mentira em relação a cada tecnologia.

Tecidos inerentes são os mais indicados para EPIs de profissionais expostos ao calor e riscos de explosão, principalmente quando comparados a tecidos quimicamente tratados. Isso se deve ao fato de que a tecnologia inerente possui uma resistência à combustão, que está na composição estrutural e na forma como a fibra do tecido é criada.

Já a tecnologia tratada, mesmo com tratamento químico que torna a superfície resistente às chamas, acaba entrando em combustão facilmente. Além disso, durante a utilização e/ou acidente, tecidos com materiais tratados podem perder suas propriedades de resistência a fogo (RF).

Como a tecnologia inerente resiste à combustão?

Por causa da estrutura molecular da aramida, que é um dos materiais inerentes encontrados no DuPont™Nomex®. Esse tipo de material precisa de uma grande quantidade de calor para entrar em combustão, e mesmo quando acontece, a duração das chamas é curta, já que a aramida libera pouca quantidade de gás inflamável.

Portanto, a tecnologia inerente não deixa o usuário vulnerável à exposição ao fogo e a liberação de gases da combustão da proteção química, como acontece no caso de tecidos com algodão tratado.

EPIs sempre limpos e protegidos

Um dos principais benefícios da tecnologia inerente é que a inerência é uma característica molecular, portanto não pode ser modificada. Isso significa que a lavagem não altera a estrutura da molécula da aramida de um EPI com DuPont™Nomex®, por isso não diminui a proteção do tecido.

Benefícios que valem o preço

Tecidos confeccionados com materiais inerentes, como DuPont™Nomex®,  possuem um valor acima dos tecidos de algodão com tratamento químico, porém há a questão da maior durabilidade do material inerente atrelado a todos os outros benefícios já citados aqui.

Analisando a durabilidade, a resistência à combustão e lavagem, e o fato nunca perder suas propriedades de resistência ao fogo (RF), podemos concluir que a tecnologia inerente dá mais longevidade para o EPI, trazendo também um melhor custo-benefício.

Fonte: Falandodeprotecao

Por: DuPont