Segurança no Manuseio de Máquinas Portáteis
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2018-12-18T16:49:21-05:00
  0 Avaliações
592 Visualizações

A segurança do trabalho tem uma aplicação em todas as atividades do setor produtivo, onde cada uma possui características e riscos específicos, devendo os trabalhadores e empresários ficarem atentos às diversas situações existentes. Tal fato não é diferente quando do manuseio de máquinas portáteis aplicadas ao manejo de áreas verdes, como no caso da motosserra. Isso porque ainda existe um paradigma de que esta máquina apresenta grande perigo e risco de acidentes de trabalho, o que não é verdade, desde que a mesma esteja em perfeitas condições de uso e sejam utilizados os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e as técnicas corretas de trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que existem muitas pessoas desinformadas, desinteressadas e até mesmo com dificuldades de compreender os riscos dos acidentes de trabalho. Os acidentes devem ser sempre considerados para a garantia do bom andamento do trabalho, podendo ser causados por atos inseguros, condições inseguras ou os dois fatores em conjunto, resultando de interações inadequadas entre o homem, a atividade e o ambiente de trabalho.

Os atos inseguros são procedimentos que contrariam as normas de segurança, criando condições para que os acidentes possam ocorrer e cujos principais aspectos são: desconhecimento das normas de segurança do trabalho; falta de habilidade para o desempenho da atividade; uso incorreto da máquina; negligência no uso dos EPI’s; falta de concentração na execução das atividades; cansaço, falta de concentração e fadiga; e imprudência quando se comete atos inseguros conhecendo o perigo. Já as condições inseguras referem-se às condições do local ou do ambiente de trabalho que podem oferecer riscos, cujos principais aspectos são: falta de máquinas adequadas para a execução do trabalho; falta de manutenção das máquinas, principalmente com relação aos dispositivos de segurança; falta de EPI’s ou em condições de uso; falta de planejamento na execução das atividades; execução do trabalho de forma rápida e em horários inadequados.

Por isso, na prevenção dos acidentes de trabalho é importante a antecipação dos riscos que envolvem a execução de uma atividade, visando identifica-los e introduzir medidas de proteção para a sua redução ou completa eliminação. É necessária ainda uma observação cuidadosa das condições do ambiente de trabalho, das características das atividades, da seleção de máquinas e ferramentas adequadas, do uso dos EPI’s e das técnicas corretas de trabalho. Por fim, é de fundamental importância o treinamento dos usuários no uso seguro das máquinas portáteis.

Sendo assim, nas máquinas portáteis utilizadas no manuseio de áreas verdes, diversos avanços tecnológicos vêm ocorrendo nos últimos anos, com a oferta no mercado de produtos de elevada tecnologia capazes de oferecer um maior conforto e segurança aos usuários, sejam eles ocasionais ou profissionais.

No caso da motosserra, destacam-se os dispositivos de segurança que são de grande importância para a segurança dos usuários, podendo citar: freio manual de corrente, pino pega corrente, protetores das mãos, trava de segurança do acelerador e amortecedores, além de máquinas cada vez mais leves e confortáveis. Entretanto, para a garantia da segurança é importante que os usuários estejam sempre usando e de forma correta todos os EPI’s, tais como: calça de motosserrista com camadas resistentes ao corte, capacete com protetor auricular e facial, luvas, perneiras e bota de segurança, devendo estar em perfeitas condições de uso e adaptáveis aos usuários, além de aplicar as técnicas corretas em cada etapa da atividade.

Portanto, percebe-se a importância da segurança e a necessidade de maior conscientização das pessoas em relação aos riscos dos acidentes de trabalho, principalmente no manuseio de máquinas portáteis. Tal situação é importante para a garantia de um trabalho organizado, evitando os acidentes de trabalho e os danos à saúde dos trabalhadores, além de contribuir para a melhoria da qualidade e aumento da produção, tornando o ambiente de trabalho mais agradável a todos os envolvidos.