Riscos na Utilização de Mecanismos de Engrenagens
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2021-06-08T21:31:21-03:00
  1 Avaliações (Ver)
4234 Visualizações

Medidas de prevenção devem ser adotadas quando se trabalha com mecanismos de engrenagens acionados pela máquina, e que podem entrar em contato com qualquer parte do corpo do operador, incluindo o cabelo ou a roupa de trabalho, por esse motivo, esses mecanismos, devem ser adequadamente protegidos. Em qualquer caso, é necessário recolocar os dispositivos de segurança quando os mesmos tiverem sido removidos, depois de serem feitos possíveis ajustes ou reparos. Infelizmente, tem sido uma prática comum a retirada dos desses dispositivos e das proteções de segurança, acreditando-se por parte dos operadores, serem mecanismos desnecessários, e que dificultam as operações de manutenção, reduzindo a eficiência do trabalho. Conhecer os pontos de perigo e localizá-los na máquina, são fatores importantes para a redução dos acidentes com este tipo de mecanismo. Após conhecê-los, evite abordá-los quando a máquina estiver em funcionamento, evitando assim fazer qualquer intervenção. Havendo necessidade, aguarde até que a máquina seja desligada e todas as peças imobilizadas, desta forma poderemos reduzir significavelmente os acidentes nas operações.

Armadilha ou Pontos de Fixação

Cada componente de uma máquina rotativa é um ponto de potencial aprisionamento, embora seja o eixo cardan o principal elemento responsável por acidentes, devido ao aprisionamento. Muitas vezes, um fio basta para começar a arrastar uma peça do vestuário ou partes do corpo do operador, como uma luva. Resumidamente, uma simples linha pode ocasionar um grave acidente.

Nestes casos, se a roupa possui as fibras mais fortes, partes do corpo do operador são tracionados e enrolados em torno do eixo, pois a rotação e força é tal, que poucas pessoas conseguem escapar de tracionadas para o eixo em movimento. Com a rotação do dispositivo, a pessoa que for pega, pode ter arrancados os braços ou as pernas, podendo vir a óbito e tudo isso acontecendo em uma fração de segundos. Se a roupa se rasgar, os feridos têm uma pequena probabilidade de escapar com algumas lesões, mas geralmente as roupas de trabalho são bastante resistentes e podem suportar este tipo de evento. Um acidente como este também pode acontecer com quem tem cabelos compridos, às vezes, um simples descuido do operador, pode fazer com que o seu cabelo seja enrolado em torno do eixo ou de peças das máquinas em movimento, o que pode causar lesões graves e permanentes.

Os eixos de transmissão lisos, muitas vezes parecem inofensivos. Note-se, no entanto, que também podem enrolar o vestuário, especialmente se as superfícies estão rugosas, ásperas devido à oxidação, ou o acúmulo de sujeira.

Os molinetes e ancinhos das colhedoras também são considerados perigosos. Por causa de seu papel devem estar descobertos para alcançar as plantas e recolhê-las, por isso a probabilidade de que aconteça um acidente com os eixos em movimento é muito grande.

Medidas Preventivas a Serem Tomadas em Pontos de Aprisionamento e Travamento

A tomada de força de tratores deve ser protegida por um escudo localizado acima da ponta, e um revestimento protetor que serve para quando a máquina não estiver sendo utilizada.

Através do uso de protetores aprovados, os perigos dos eixos de transmissão de força são mínimos. Em caso de danos, estes protetores devem ser substituídos imediatamente. É importante notar que, em muitas fazendas essas proteções são removidas, este é um erro cometido frequentemente, e que de certa forma, pode ser explicado pela falta de informação e consciência dos riscos que tal ação possa vir trazer ao operador.

Eixo de Transmissão de Força (PTO)

O eixo de transmissão de força (PTO) tem, em cada extremidade, uma união de cardans, sendo o conjunto envolto por uma capa protetora. Esses eixos de transmissão de força são a fonte de muitos acidentes e ele foi incluído no grupo das "Máquinas Perigosas."

Para se reduzir as margens de risco, é obrigatório seguir as recomendações abaixo:

- Manter as proteções dos eixos no lugar;

- Caso estejam danificados substituí-los imediatamente;

- As proteções devem permanecer fixadas através de sistemas anti-rotação, constituídos por uma embalagem de proteção e a extremidade equipada com dobras de proteção.

 

Fonte: Jornal Dia de Campo

Por: Leonardo de Almeida Monteiro