Existe uma série de situações de segurança que precisam ser verificadas quando falamos da operação de maquinário elevatório com segurança. Uma das maiores questões sobre isso é saber exatamente como funciona os procedimentos de segurança para esse tipo de equipamento.
Conhecer as normas regulatórias de seguranças, comumente conhecidas como NR, é simplesmente indispensável para utilizar o maquinário de forma adequada e fazer com que ele permita que os serviços sejam feitos de forma mais eficiente e diferenciada.
Como é o método de segurança para as plataformas elevatórias?
As plataformas elevatórias no geral são regias pela NR11, que é um documento feito em 1978 que rege os métodos de segurança de maquinários automotores. Esses métodos de segurança permitem que a utilização desse tipo de maquinário seja feito de forma mais rápida e eficiente.
Dessa forma, você tem de se preocupar com:
- Utilizar todos os equipamentos de segurança ao operar a plataforma elevatória (geralmente é apenas capacete, mas dependendo do que está sendo feito pode envolver também máscaras ou similares)
- O operador da máquina precisa, ao menos, ter o ensino médio completo e ter recebido treinamento teóricos e práticos, de forma que conhecerá todos os detalhes sobre o maquinário.
- Uma revisão de todos os controles pneus e articulações do maquinário também são necessárias, embora essa revisão sempre esteja sob responsabilidade do grupo APC.
- A plataforma precisa estar limpa, sempre evitando qualquer tipo de produto escorregadio que possa causar a queda do operador quando a plataforma estiver elevada. Caso o trabalhador esteja trabalhando com algo potencialmente escorregadio, como sabão, é importante que se evite derramamento na plataforma.
- O terreno aonde a plataforma é coloca precisa estar livre de buracos e de produtos que possam fazer com que os pneus patinem em eventual movimento. Os buracos que possam tombar a plataforma também precisam ser evitados.