Proteção Visual e Facial
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2018-12-23T21:38:34-03:00
  1 Avaliações (Ver)
1303 Visualizações

Em determinadas situações de trabalho verificamos a necessidade de se fazer uso de protetores para a face e os olhos. Entre os diferentes tipos de EPls desenvolvidos para proporcionar a adequada proteção dos olhos e da face, encontramos: óculos de segurança, óculos com protetores laterais, protetores faciais, máscaras para soldadores.

A armação dos óculos de segurança deve resistir ao teste de flamabilidade e o dimensionamento deve ser de tal forma a não permitir o desprendimento da lente, caso a mesma venha a sofrer impactos ou quebrar-se. Devem também oferecer conforto e segurança e, para isso, são necessárias as seguintes características:

Ser leve, resistente, maleável e permitir um bom acabamento, resistindo aos testes prescritos em normas aprovadas.

Os aros devem permitir lentes cuja superfície assegure completa proteção do globo ocular e amplo campo visual.

As plaquetas devem ser moldadas para assentarem comodamente sobre o nariz.

As hastes devem ser reforçadas internamente com filete de metal não ferroso, para aumentar a durabilidade e evitar que se deformem. Devem ser moldáveis para permitir ajuste individual.

Além das características já mencionadas, os óculos de segurança devem possuir proteção lateral total ou parcial, em material plástico apropriado, ou ainda em tela metálica inoxidável.

Os gases são dispersões de moléculas no ar, misturadas completamente com este. Como exemplo de gases, tem-se o monóxido de carbono, óxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, metano, amoníaco. Os vapores também são dispersões de moléculas no ar que, ao contrário dos gases, podem se condensar para formar líquidos ou sólidos, em condições normais de temperatura e pressão.

Os gases e vapores podem permanecer no ar indefinidamente, se as condições não forem modificadas. Os vapores são, facilmente, encontrados em tanques de galvanoplastia, tanques de desengraxamento, em processo de pintura ou onde quer que sejam utilizados solventes industriais, pois estes, em geral, são líquidos bastante voláteis.

Para a proteção conta a ação de gases e vapores irritantes à conjuntiva ocular, usam-se óculos com armação de borracha, vinil ou material similar, com sistema de vedação completa para que não se permita a penetração destes agentes. Estes óculos poderão ter lentes de segurança contra impacto de partículas volantes, incolores ou coloridos em tonalidade especial, para quando houver exposição a radiações lesivas como infravermelha, ultravioleta e térmica.

Quase sempre os gases e vapores prejudiciais aos olhos, também o são às vias respiratórias. Neste caso, deve ser indicada proteção ocular e facial combinadas com a proteção respiratória.

Por aerosdispersoides compreendem-se as dispersões de partículas sólidas ou líquidas de tamanho bastante reduzido, que podem se manter por longo tempo em suspensão no ar. Fazem parte dos aerodispersoides: poeiras, fumos, fumaças, névoas e neblinas. Para proteção contra tais agentes, existem óculos que se caracterizam pela sua ampla visão, construídos de lente inteiriça, em vidro, plástico, acrílico ou acetato, incolor ou nas cores verde ou azul com tonalidade especial, de acordo com a necessidade. A armação deve ser de material macio e flexível, não irritante à pele. Deve ter sistema de ventilação para evitar o embaçamento das lentes.

As radiações são urna forma de energia que se transmite pelo espaço como ondas. Existem diversas naturezas de radiações, porém, são apresentados apenas os aspectos das radiações infravermelhas e ultravioleta. Radiações infravermelhas são encontradas na luz solar, em fornos de fundição, fornalhas, metais incandescentes, materiais em fusão, solda elétrica. Radiações ultravioleta também são encontradas na luz solar, em equipamentos com arco voltaico e trabalhos com lâmpadas ultravioleta. Para a proteção contra a ação dessa classe de risco, recomendam-se óculos que devem ser providos de filtros de luz que filtrem convenientemente as radiações, em especial a faixa invisível, sem diminuir sensivelmente a luz visível.

Os protetores faciais visam dar proteção à face e ao pescoço contra impacto de partículas volantes e respingos de líquidos prejudiciais e, também, dar proteção contra ofuscamento e calor radiante.

Esta classe de EPI deve proporcionar eficiente proteção aos olhos, face, orelhas e pescoço contra energia radiante intensa, proveniente de solda a arco elétrico e cortes pesados a gás. Estas máscaras são encontradas em diversos materiais, tais como: fibra e de vidro, celeron ou outros materiais adequados que vedem, totalmente, a passagem de luz, com visor fixo ou articulado. As máscaras para soldas com suspensão ou manual devem atender, pelo menos, os seguintes requisitos:

- Devem ser constituídas de um visor fixo ou articuladas, com capacidade para comportar o filtro de luz e o protetor deste, permitindo ao usuário ver o objeto radiante, mas impedindo, ao mesmo tempo, que a radiação atinja seus olhos.

- A máscara com suspensão deve ser equipada com suspensão ajustável, em material plástico ou similar, não irritante, de fácil substituição e higienizável. A função da suspensão é manter a máscara firme na cabeça, sem causar desconforto.

- O corpo da máscara de solda deve ter material conveniente, resistente ao calor, às chamas, impermeável às radiações invisíveis, ultravioleta e infravermelha.