Produtividade e Iluminação no Ambiente de Trabalho: Qual a relação?
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2018-11-13T11:36:54-03:00
  0 Avaliações
419 Visualizações

Você sabia que a visão é responsável mais de 70% de toda a informação sensorial recebida pelo cérebro? O que isso tem a ver com a iluminação e produtividade no ambiente de trabalho?

Bom, as duas coisas estão diretamente ligadas.

A NBR 5413, que trata de Iluminância de Interiores, foi cancelada pela ABNT em 2013 e substituída pela NBR 8995. No entanto, ainda há discussões em relação à complexidade de aplicação da NBR 8995, o que acabou por fazer com que o Ministério do Trabalho publicasse em 2014 uma nota técnica manifestando que a NBR 5413 ainda se aplicaria de forma subsidiária à 8995 (veja mais).

A NBR 5413 (Iluminância de interiores), estabelece como iluminância mínima de ambientes de escritório o valor de 500 lux, podendo chegar a 1000 lux dependendo do tipo do trabalho e especificidades locais.

A iluminação é fundamental para o bom funcionamento de um ambiente de trabalho, para a produtividade e segurança das pessoas, e influencia até mesmo no relacionamento e na convivência das pessoas no dia a da.

As vantagens da iluminação natural para o ambiente de trabalho

As vantagens de iluminação natural adequada no ambiente de trabalho são inúmeras. Primeiro, é preciso destacar que as normas técnicas como a NBR 5413/8995 se aplicam tanto para ambientes com iluminação natural quanto artificial.

Segundo, a iluminação natural tem a vantagem de ser naturalmente difusa e se dispersar por todo o ambiente sem necessidade de grandes intervenções, como estruturas espelhadas e direcionadores de luz, muito comuns nas luminárias em geral.

Quanto ao impacto no trabalho, as principais vantagens são:

- Maior bem estar e disposição dos colaboradores;

- Menor probabilidade de acidentes e erros;

- Melhor convivência;

- Maior percepção do ambiente de trabalho como um lugar saudável;

- Economia de energia;

- Aumento da eficiência em geral.

Com tantas vantagens, a pergunta principal fica sendo: Qual a iluminação ideal para o ambiente de trabalho?

Qual o nível de iluminação ideal?

O nível de iluminância, medido em lux, ideal para cada ambiente, é definido na NBR/ISO 8995-1, que estabelece critérios especificamente para ambientes de trabalho e substituiu a NBR 5413.

A natureza das atividades realizadas é que determina se a iluminância deve ser maior ou menor. Atividades que precisam de maior concentração e acuidade visual estão relacionadas a projetos luminotécnicos que proporcionem maiores níveis de iluminância.

Aliás, a existência de normas regulatórias tão robustas, voltadas para a garantia da boa iluminação dos ambientes de trabalho, é mais uma prova de como ela é importante para a produtividade e eficiência. Vamos entender um pouco mais sobre o que as normas dizem.

Normas Brasileiras NBR 5413 e NBR 8995-1

Pela NBR 5413, ambientes de trabalho como escritórios e áreas administrativas possuem três níveis mínimos de iluminância, que variam de acordo com a natureza da atividade desenvolvida: 500 – 750 – 1000 lux

Em geral escolhe-se o valor do meio, no caso, 750 lux. O valor maior de iluminância deve ser escolhido quando houver trabalho visual crítico, erros de difícil correção ou capacidade de visão dos trabalhadores é baixo. O valor mais baixo pode ser usado em casos onde a tarefa é executada ocasionalmente e a precisão e velocidade não são importantes.

Na NBR 8995, é importante a leitura da seção 4.7, que trata especificamente da iluminação natural em projetos luminotécnicos. Nessa seção a norma estabelece que a iluminação natural pode prover toda ou parte da iluminação necessária para a execução dos trabalhos, estabelecendo alguns critérios e direcionamentos.

A tabela principal da norma está no capítulo 5 – Requisitos para o planejamento da iluminação. Nesse capítulo está a tabela com todos os valores mínimos requisitados para cada tipo de ambiente de trabalho.

Na seção referente à indústria elétrica, é especificado que para montagem de bobinas pequenas, o ambiente deve ter 1500 lux de iluminação mantida, e ainda valores mínimos de ofuscamento e índice de reprodução de cores.

A NBR 8995 é mais completa e também mais complexa, estabelecendo critérios com mais detalhes e rigor. Ambas as normas são referências importantes e o bom entendimento das duas é fundamental para entender como elaborar um projeto de iluminação.

A iluminação natural no ambiente de trabalho

A iluminação natural é uma fonte de lux altamente recomendada. Além de ser eficiente e não gastar energia, ela é uma fonte de luz difusa. Normalmente garante ótimos níveis de iluminância, em geral mais do que suficientes para atender os níveis mínimos das normas técnicas.