Os olhos são órgãos muito delicados e sensíveis, com alto poder de receber luz e aprimorar a percepção de mundo. Ele também é um dos instrumentos de trabalho mais importantes para pessoas que passam o dia em áreas de riscos ou usam materiais cortantes. Por isso, fazer de tudo para manter a saúde ocular dos seus funcionários precisa ser prioridade.
Entretanto, acidentes oculares podem acontecer, e uma má administração dos primeiros socorros pode danificar ou até causar a perda total da visão. Os vilões nesses ambientes são muitos: micropartículas, material inflamável, perfurações na retina com objetos cortantes, entre outros.
A dúvida que não quer calar diante de uma situação de acidente ocular
Ainda existe muita dúvida se o correto é encostar ou não nos olhos, e a resposta é: sim, é preciso agir! Mas é necessário agir da forma correta. Ajudar pessoas com lesões oculares parece um trabalho difícil e preocupante, mas abaixo damos algumas dicas para os primeiros socorros em algumas situações.
Queimaduras Químicas
Manusear produtos químicos como solventes orgânicos, tintas, graxas e óleos sem o EPI correto pode ser um trabalho perigoso para a saúde dos seus olhos. Os danos podem ser leves ou extremamente sérios. Portanto, na hora de socorrer ou ensinar alguém a cuidar de uma lesão dessas, siga estes passos:
1 – Lave os olhos imediatamente.
Coloque a cabeça debaixo da torneira ou se não tiver, coloque água nos olhos usando um recipiente limpo por, ao menos, 15 minutos. Essa lavagem deve ser contínua e também suave, sem esfregar.
2 – Não coloque tapa-olho.
Isso pode agravar a situação.
DICA: Tenha cuidado com sprays químicos.
Boa parte dos acidentes químicos de olhos acontecem derivados de sprays, então use o EPI correto na hora de manuseá-los.
Micropartículas
Outro perigo para a saúde dos olhos são minúsculos fragmentos em suspensão no ar. Normalmente, eles derivam de processos mecânicos, como o atrito de objetos e materiais. Em caso de problemas com as partículas:
1 – Movimentar a pálpebra
Levante a pálpebra superior para fora e para baixo sobre a pálpebra inferior.
2 – Não esfregue
Em hipótese alguma esfregue, friccione ou aperte os olhos.
3 – Se a partícula não sair…
Já tentou movimentar a pálpebra e a partícula não saiu? Mantenha os olhos fechados, coloque uma bandagem e procure ajuda médica imediatamente.
Cortes e Perfurações
Para quem trabalha com materiais de risco, pequenos ferimentos nas proximidades dos olhos ou no globo ocular podem acontecer. Neste caso, o cuidado precisa ser ainda maior e IMEDIATO.
1 – Bandagem
Faça uma bandagem leve e procure um médico imediatamente.
2 – Não lave os olhos
Não lave os olhos de forma nenhuma.
3- Não encoste nos objetos
Nunca tente remover nenhum objeto que esteja cravado no globo ocular.
Ainda, independente do tipo de lesão, é essencial manter as mãos muito bem higienizadas e, se a pessoa estiver usando lentes de contato, tirá-las na hora.
E não se esqueça: todas as vezes que houver algum tipo de traumatismo ocular, ainda que seja pequeno, é imprescindível procurar um médico oftalmologista para realizar exames e assegurar a saúde dos olhos.
Fonte: Dupont