Olhando Além do que se Tem
Editor: Paulo Leal
Postagem: 2019-10-02T17:23:02-03:00
  0 Avaliações
822 Visualizações

Têm-se, em vários grupos de discussão, a disseminação de pedidos e a apresentação de dúvidas que, se analisarmos, muitas são inaceitáveis, visto pertencerem ao conjunto básico de informações que um profissional da área de Segurança e Medicina do Trabalho deve possuir.

Complementando, ainda nesses grupos, profissionais formulam respostas que auxiliam a dirimir as dúvidas, como também apresentam respostas errôneas ou respostas que acabam complicando mais ainda a dúvida apresentada, gerando discussões sem nenhuma produtividade.

O reflexo dessa situação nos remete ao Capítulo inicial deste livro com o desenvolvimento gradual das informações que foram aplicadas até o último Tópico, trabalhando evolutivamente o processo de trabalho diário.

Olhar além do que se tem.

O que seria uma interpretação para essa frase?

Inicialmente, vamos atentar para um fator, ao qual não importa se homem ou mulher, pois cada profissional, durante sua formação ou já em atividade, vai a cada dia adquirindo experiência e vivência ao deparar com inúmeras situações.

O material necessário para consulta é importante, desde que você saiba utilizá-lo, bem como a proatividade e a busca de novos desafios.

De que adianta possuir muito material (CD's, DVD's, livros, apostilas etc.) se nada disso for aplicado e muito menos souber como aplicar; é como possuir um equipamento de última linha e nem menos saber onde se liga e o que ele pode fazer.

Cada profissional vai criar sua forma de trabalho, sua abordagem e seu crescimento nas relações humanas e nos aspectos técnicos.

Nos segmentos de trabalho, a informação e a necessidade de esclarecimentos e modelos são intrínsecas, visto não ser possível, quando no período do curso, abranger tudo.

Vejamos alguns exemplos:

1. Atividades em Rodovias;

2. Atividades Portuárias;

3. Atividades “Off Shore” e Embarcado;

4. Atividades em Plantas Químicas;

5. Atividades Aéreas;

6. Atividades de Obras de construção de dutos para transmissão de gás;

7. Atividades Florestais.

Muitas particularidades estão presentes em cada segmento apresentado, como também muitas ferramentas e exigências de Clientes onde sua empresa estiver atuando.

Então, olhar além do que se tem é também não estar preso em sua cidade ou em crenças de que este ou aquele segmento é muito difícil ou não é possível trabalhar em tal lugar; tudo dependerá de você ter um olhar diferente, encarando como um novo desafio.

 

Juiz de Fora, 05 de Agosto de 2019.