O que você precisa saber para gerenciar câmaras frias?
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2021-09-06T20:15:10-03:00
  1 Avaliações (Ver)
1674 Visualizações

A NR-36, norma regulamentadora de número 36 , ou a NR dos frigoríficos, como também é conhecida tem como principal objetivo a regulamentação e fiscalização de ambientes frios, como frigoríficos, abatedouros e câmaras frias no geral, foi muito importante para a segurança, qualidade de vida, saúde e dignidade dos trabalhadores. Em 2017 foram notificados mais de 1400 acidentes por mês somente em frigoríficos. O que reforça a importância da NR assim como a sua fiscalização.

Dos riscos descritos na NR-36, trouxemos alguns dos mais recorrentes em frigoríficos e abatedouros:

Ruídos

Partindo do princípio de Hierarquia de Controle de Riscos, que seria a ordem que cada item deve ser feito para mitigar seus danos. A norma determina:

- Eliminação dos ruídos nocivos para nós;

- Redução de sua emissão sempre que possível (ajudado com medidas coletivas e etc); e

- Redução da exposição (onde entram os EPIs, quando sua redução não é possível)

Conforto Térmico

A NR fala sobre as medidas preventivas para que o conforto térmico, ou conforto com a sensação térmica do corpo e circunjacências, seja sempre priorizado. As principais ações para isso, são:

- Manutenção constante de equipamento de proteção individual e coletiva (EPIs e EPCs)

- Acesso fácil a água fresca;

- Uso de EPIs compatíveis com o ambiente de trabalho.

Qualidade do ar (Agentes químicos e agentes biológicos)

São separados em 3 itens na NR, mas como a prevenção destes riscos é parecida para os trabalhadores, resolvemos uni-los em um tópico só.

A NR dita que os métodos de prevenção nestes casos, são:

- Ter um plano de resposta a emergências;

- Identificação dos agentes e seus perigos;

- Uso adequado de EPIs (A linha DuPont™ Tyvek® garante máxima proteção contra agentes químicos e biológicos, testados, também, contra a amônia, principal risco no caso de contaminação por agentes químicos)

Há outros temas de risco mencionados na NR-36, como: acréscimos específicos de ergonomia (NR-17), repetição de movimentos repentinos em curto espaço e etc., mas deixaremos de fora desta postagem, pois este assunto merece uma cobertura especial sobre.

Fonte: Falando de Proteção