Nova Diretoria Eleita do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe, Prova de Resiliência, Superação e Continuidade
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2021-09-04T14:39:07-03:00
  2 Avaliações (Ver)
16445 Visualizações

No dia 11 de junho de 2021 foi eleita a nova diretoria do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe - SINTEST-SE, empossada oficialmente no dia 25/06/2021, onde contou com a presença de diversas representações no Estado, dentre elas o Sr. Raimundo Nonato Conceição, representante da Central dos Sindicatos Brasileiros em Sergipe (CSB/SE), o Sr. José Roberto dos Santos, Tesoureiro do SASE, e o Sr.  Regivaldo Batista Santos, Presidente do Sindicato dos Arrumadores Movimentadores de Cargas Gerais no Comércio Armazenador e Portuários Avulsos do Estado de Sergipe (SASE). Estiveram também presentes, representantes da categoria dos Técnicos de Segurança do Trabalho e de outras entidades do estado. O novo presidente eleito do SINTEST-SE, Sandro de Menezes Azevedo, enalteceu a importância dos Técnicos de Segurança do Trabalho nas organizações do país, e a responsabilidade firmada por esta nova diretoria, composta por profissionais altamente competentes e comprometidos com os rumos da categoria no Estado de Sergipe, aproveitando para destacar todo o seu esforço e dedicação na história deste sindicato, todas as dificuldades enfrentadas na defesa dos direitos desses trabalhadores, e todas as decisões assumidas nos últimos anos para que esta entidade , mesmo diante das suas limitações, conseguisse cumprir com fidelidade o seu papel institucional.

“O papel das representações de classe, é buscar unir esses profissionais, no intuito de lutar pelos seus direitos, mas, é fato que, por definição, essas mesmas representações, nada mais são do que a própria força desses trabalhadores, que acreditam, que lutam, que buscam vencer seus obstáculos, que reconhecem suas limitações, mas que jamais devem desistir de lutar. Assim, dentro daquilo que nos compete, e na soma de todo o esforço e empenho que dispomos, gostaríamos de deixar registrado o nosso agradecimento, primeiramente à Deus por mais uma etapa vencida, e à todos, que direta ou indiretamente, contribuíram para este novo salto na história desta entidade”.

“Trabalharemos por futuras e amplas conquistas para esta categoria, da qual orgulhosamente fazemos parte, e desde já, reiteramos o nosso compromisso de permanecermos caminhando, dentro das nossas condições físicas e mentais, construindo sempre em prol da SST no Estado de Sergipe”.

Hoje, dentro de uma reflexão necessária, consideramos neste momento, três grandes fatores absolutamente expressivos para a defesa de uma representação tão peculiar no estado de Sergipe, visto que diante de todas as “crises” enfrentadas pelo trabalhador brasileiro, talvez a desestabilização das entidades sindicais em todo o Brasil, pela própria fragilização dos seus pilares, uma vez que feridos por um sistema político-econômico conflitante e desalicerçado, tenha potencializado ainda mais os problemas e pressões sofridas pelos trabalhadores em todos os níveis organizacionais do país. Assim, meio a toda essa “turbulência” desenfreada, manter uma soma de direitos garantidos aos Técnicos de Segurança do Trabalho, para que estes se mantenham “vivos” em suas atribuições e responsabilidades, tem sido para nós um grande desafio. 

O primeiro fator que devemos considerar, é a resiliência, pois em nosso âmago, devemos acreditar que somos mais do que qualquer coisa que iremos enfrentar, pois esta habilidade é o verdadeiro “músculo” que nos mantém e nos ergue toda vez que o mundo nos deixa caído, desta forma, o esforço para adaptar-se a diferentes situações e desafios, nos faz prosseguir e nos permite superar as adversidades do dia-a-dia. A resiliência se torna essencial para que o profissional consiga fazer o melhor, dentro das condições e possibilidades, em qualquer ambiente na qual o mesmo se encontre inserido. O segundo fator para que uma ideia, ideologia ou mesmo uma proposta se sustente diante de tantas adversidades, é a mudança. Mudança do ser, do agir, do decidir e do realizar. Entretanto, diante da urgência de mudar cenários sociais, muitas vezes negligenciamos a complexidade do mundo e do ser humano. O resultado disso é que priorizamos pelo que lutar em relação ao como lutar. Inevitavelmente com isso, reproduzimos comportamentos que criam resultados diferentes daqueles que pretendíamos.

A invisibilidade do que está por trás do que realizamos de fato, haverá sempre de constituir um dilema coletivo, mas isso não deve afetar as mudanças necessárias, em todo e qualquer contexto, para que algo se mantenha vivo no cenário em que se predispõe.

Por fim, chegamos à conclusão de que o terceiro fator, só virá eclodir mediante a aceitação dos dois primeiros. Falamos de continuidade. A base de todas as teorias de desenvolvimento humano reside na continuidade da linha de vida, portanto, a continuidade de um trabalho está na superação das crises, e mudanças necessárias, para que o hoje não peque pelos erros do ontem, e o amanhã realmente nos chegue como algo melhor.

“Munidos de uma responsabilidade social e preocupados com as problemáticas que afligem a segurança do trabalho nas empresas e organizações sergipanas, pretendemos não só difundir um novo conceito de representatividade, mas construir novas possibilidades, para que os nossos profissionais, possam contar com uma representação séria, mobilizadora, e realmente comprometida com os reais interesses da sua categoria.”  

O Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe – SINTEST/SE, agora filiado à CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros, não apenas renova o seu compromisso com a categoria, mas também, uma vez recomposto e revigorado, fortalece o estreitamento de laços junto à entidades municipais, estaduais e federais, com vistas para um novo tempo de projetos, negociações e simetrias junto aos seus representados.

“Nenhum tempo deve significar o fim, pois onde existe um pouco de nós, existe também uma "fortaleza" que precisa ser reerguida”.

Nova Diretoria do SINTEST-SE Gestão 2021/2024:

Presidente: Sandro de Menezes Azevedo - MTb: 0001153/SE

Vice-Presidente: Tarcísio Araújo de Sá  - MTb: 0000982/SE

Secretário Geral: André Cavalcanti Santos - MTb: 0001218/SE

2º Secretário: Rivaleno Sales de Andrade - MTb: 2639/SE

1º Tesoureiro: Alisson Mychel Pereira Gomes - MTb: 000425.1/SE

2º Tesoureiro: Jhonatan dos Santos - MTb: 0002445/SE

1º Diretor de Assuntos Jurídicos e Eventos: Anderson Mendes Alves da Silva - MTb: 0001336/SE

2º Diretor de Assuntos Jurídicos e de Eventos: Carlos Eduardo Santos de Lima - MTb: 00152.0/SE

Conselho Fiscal Titular: Sócrates Orlando Cezario dos Santos - MTb: 000423-0/SE

Conselho Fiscal Titular: Laudemir dos Santos Pais - MTb: 0044276/SE

Conselho Fiscal Titular: Roberta Santos da Silva - MTb: 2045/SE

Conselho Fiscal Suplente: Marcos Gonçalves das Chagas - MTb: 00085-0/SE

Conselho Fiscal Suplente: Robson Gonçalves Chagas - MTb: 000314-0/SE

Conselho Fiscal Suplente: Antônio Rogério Montenegro dos Santos - MTb: 0274-7/SE

Por: Sandro de Menezes Azevedo

Presidente/SINTEST-SE

Presidente/ASPROTEST

Segundo Secretário Geral/FENATEST

Idealizador/SAFENATION BRASIL