Protocolos a serem executados durante a construção de Elevadores
- Construção e acabamento da Casa de Máquinas, do Poço e da Caixa do Elevador, atendendo às exigências da NBR NM-207 e as indicações do fabricante;
- Execução de pontos de apoio para fixação das guias do carro e do contrapeso e trabalhos de alvenaria;
- Necessários para a instalação do elevador, de acordo com as indicações do fabricante;
- Fornecimento de energia elétrica provisória e suficiente para os trabalhos de montagem do elevador e posteriormente ligação de luz e força definitivas na Casa de Máquinas;
- Instalação, na Casa de Máquinas, de uma chave trifásica com os fusíveis para o elevador; de um disjuntor bifásico para alimentação da luz do elevador; de uma tomada de terra ligada à chave de força do elevador, de um extintor de incêndio de tipo adequado para instalações elétricas junto à porta de acesso, no máximo a 1,0m da mesma; e uma tomada de 600 watts para cada grupo de 2 elevadores, sendo obrigatório no mínimo, duas tomadas.
- Obtenção das licenças das autoridades competentes, quando necessárias, para a montagem e para o funcionamento do elevador;
- Fornecimento de um cômodo de fácil acesso, ao nível da rua, para depósito e bom acondicionamento de materiais e ferramentas destinados à montagem dos elevadores. Este cômodo deverá ter porta e chave;
- Construção, no vão livre da frente das Caixas, de um rodapé de 0,30m de altura e uma proteção (parapeito ou guarda-corpo) que poderá ser feita por meio de 2 peças de pinho (uma a 0,80m e outra a 1,10m do piso). Essa proteção deverá ser mantida também durante toda a fase de montagem;
Para permitir a movimentação dos equipamentos na obra, poderão ser necessários a remoção de tapumes, o preparo de caminhos e rampas, o não fechamento de paredes, a abertura de vãos, etc.
Equipamentos de Segurança
Modernizados ou não, os elevadores devem operar em atendimento às normas técnicas, especialmente a 207/1999 (Norma internacional do Mercosul contendo requisitos de segurança para construção e instalação).
O objetivo é garantir a segurança não apenas dos usuários, bem como dos técnicos que realizarão serviços de manutenção preventiva ou corretiva. Para efeitos de segurança de todos, as empresas devem garantir que estejam instalados, dentre outros, os seguintes equipamentos:
- Guarda-corpo em cima da cabina para evitar queda do técnico durante os trabalhos;
- Proteção de polia das máquinas e reguladores de velocidades, pois estão em movimentos constantes e podem enroscar ou prender partes de corpo de uma pessoa;
- Iluminação na caixa de corrida em todo seu percurso, pois é necessária a visão geral do poço durante os serviços de manutenção;
- Escada marinheiro no fundo do poço, para o acesso seguro do técnico. Na falta dela, o técnico corre o risco de sofrer uma queda ao entrar ou sair do fundo do poço;
- Pintura no fundo do poço com marcação da área de segurança, importante para que o técnico saiba onde deve ficar quando o elevador for nivelar no andar inferior e elepossa se proteger; e,
- Quadro elétrico adequado às normas, com chaves seccionadoras ou disjuntores com bloqueios elétricos e para desligamento com carga, além de aterramento e disjuntores com DRs individuais para iluminação do elevador.
Os técnicos da manutenção devem ainda trabalhar conforme os parâmetros estabelecidos pela NR 10, norma regulamentadora relativa à prevenção aos riscos com eletricidade, e pela NR 35, relativa aos trabalhos em altura.
Iluminação de Elevadores e Sistemas
Estar atento à iluminação das cabines, locais de acesso e sistemas de funcionamento (como a casa de máquinas e luz de fundo de poço) é de importância crucial para que os elevadores da sua empresa estejam em dia com a legislação e a segurança dos seus usuários.
Locais de iluminação obrigatória
Iluminação de emergência das cabinas: é fundamental em caso de falta de luz. Além disso, possui acoplada uma sirene que permite que, quando acionada, um aviso seja emitido à portaria, solicitando a assistência.
Iluminação da caixa de inspeção (comando sobe/desce): Localizada no topo da cabina do elevador, é necessária para que o reparo possa ser feito minuciosamente e, principalmente, em caso de falta de energia.
Iluminação de guarda-corpo: o guarda-corpo fica externamente, acima da cabine e a iluminação desse local facilita consertos e contribui para a segurança de funcionários.
Iluminação de fundo de poço: fundamental para a segurança de funcionários e usuários.
Iluminação de caixa de corrida/passadiço: instalada ao longo do poço vertical ascendente por onde transita o elevador, garante o bom conserto e a manutenção dos sistemas, além de garantir a segurança de funcionários.
Iluminação da escada que dá acesso ao fundo de poço: oferece ainda mais segurança aos técnicos e funcionários que precisam reparar os elevadores ou dar conta da manutenção periódica.
Iluminação da casa de máquinas: garante o bom reparo, manutenção e segurança de funcionários (lembrando que somente pessoas habilitadas, da empresa de manutenção de elevadores, devem ter acesso a este espaço).
Iluminação de corredores e entrada dos prédios: As luzes de entradas de portaria e corredores que dão acesso aos elevadores também precisam ser checadas constantemente. O condomínio também deve se preocupar em elaborar projetos originais ou de ajustes que levem em conta se a iluminação desses espaços é adequada, ou seja, supre verdadeiramente a função de deixar o local com bastante visibilidade. Principalmente porque outra lei precisa ser cumprida, a de que os avisos externos aos elevadores de alerta a respeito do cuidado com a verificação da cabina no respectivo andar seja facilmente visualizado pelos usuários.
Alerta sobre reformas e alterações na iluminação das cabinas
Se você está pensando em reformas para melhorar a iluminação das cabinas, fique bem atento, apenas consultar um arquiteto não basta. Nenhuma interferência deve ser feita dentro desses espaços antes da consulta a um profissional especialista em elevadores. Qualquer alteração interna das cabines pode acarretar em desnível de elevadores e pôr em risco a segurança do seu prédio. Seja consciente.