Isolamento de Área para Trabalho em Altura com Plataformas Elevatórias
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2019-09-24T12:06:59-03:00
  1 Avaliações (Ver)
3234 Visualizações

Antes de realizar um trabalho em altura com uma plataforma elevatória (aérea), seja ela do tipo tesoura, articulada, telescópica, sobre caminhão, mini plataforma elevatória ou qualquer outro modelo, deve-se atentar em primeiro lugar a realizar um correto isolamento de área.

Portanto, devemos nos atentar à algumas regras básicas e fundamentais para que o trabalho em altura seja realizado com segurança.

Seguem estas 5 regras básicas para que você possa, a partir de agora, realizar ações de segurança que são necessárias para realização de um trabalho em altura.

1. Checagem geral do local de trabalho

Antes de realizar um trabalho em altura com uma plataforma elevatória, deve-se realizar uma checagem visual em todo o local do trabalho, como o solo em questão que o equipamento irá se sustentar para realizar a elevação.

Tome como base o peso do equipamento. Se é uma plataforma elevatória tesoura, articulada ou telescópica, suas dimensões, comprimento x altura e principalmente para questão de isolamento de área a altura total que a plataforma elevatória irá atingir.

No quesito solo, para o equipamento não correr o risco de tombamento por consequência de um ponto frágil que não foi avaliado, como uma tampa de galeria fluvial ou elétrica que não está bem encaixada ou que o peso do equipamento possa fazer com que haja alguma ruptura em sua estrutura com afundamento de roda.

2. Configuração do equipamento

É muito importante para um correto isolamento de área, ter o conhecimento mínimo sobre a plataforma elevatória que irá realizar o trabalho em altura.

Saber as características técnicas da plataforma elevatória que constam em seu manual ou catálogo técnico do fabricante, como: peso total, peso que a plataforma elevatória exerce por roda no solo, altura de trabalho total, descida de emergência, se o equipamento é elétrico ou a combustão.

No caso de a plataforma elevatória ser a combustão, seu isolamento de área deve ser maior, principalmente se estiver realizando um trabalho em local fechado para não intoxicar pessoas à sua volta.

Tomando-se como base os dados técnicos da plataforma elevatória, já poderá se ter o início de uma correta configuração para minimizar os riscos em um trabalho em altura.

3. Espaço de Isolamento de área

Uma vez tomadas as primeiras medidas de checagem geral da área de trabalho, e conhecimento das especificações técnicas a respeito da plataforma elevatória que irá realizar o trabalho em altura, devemos tomar como base estas informações para iniciar o isolamento da área para o trabalho a ser realizado.

Sempre é de grande discussão para os profissionais do segmento e sempre será informado desta forma, que o correto isolamento de aérea para realizar um trabalho em altura com um plataforma elevatória, é sempre tomada como base a altura máxima que o equipamento pode atingir.

Também é discutido que o trabalho em altura mesmo estando com um plataforma elevatória que atinge seus 12 metros de trabalho, como máximo, não trabalha a todo o momento em sua total extensão, podendo realizar trabalhos a 8 metros, 10 metros.

Sabemos que em muitos momentos, existe uma grande dificuldade em se realizar um isolamento de área tão extenso como informado, pois muitas vezes a plataforma elevatória está trabalhando em locais confinados ou que possuem suas medidas laterais muito menores do que o informado.

Então nesses casos, voltamos mais uma vez em relação a grande importância em haver um correto conhecimento geral sobre as informações técnicas do equipamento, e uma correta leitura do local onde a plataforma elevatória irá realizar seus trabalhos, para assim, podermos minimizar os riscos de acidente.

Lembrando que uma Plataforma Elevatória não trabalha no mesmo local de uma leitura realizada a todo momento, então a cada movimentação do equipamento deve-se realizar uma nova leitura de espaço de trabalho.

Quando não é possível realizar um isolamento de área nas medidas informadas, sugerimos que seja isolado no mínimo de 4 a 5 metros em torno do equipamento, para haver a menor possibilidade de movimentação de pessoas a sua volta.

Também é de grande importância, neste caso específico, em não ter área correta para isolamento, ter outro profissional assistente do operador ao solo para informar ou sinalizar a todos que a plataforma elevatória irá realizar manobras de movimentação, ou que o equipamento pode estar em risco de tombamento.

4. Cones e fitas para isolamento de Área

Cones e fitas de sinalização são de grande importância para um correto isolamento de área.

Não adianta em nada realizar as corretas leituras do equipamento e da área em que irá realizar o trabalho, sem devidamente sinalizar o local.

Sempre deve-se realizar o isolamento para trabalho de uma plataforma elevatória (aérea), tomando como base o lado oposto do trabalho com os cones em um espaçamento de 3 metros entre um e outro, e as fitas fazendo a interligação entre eles.

Por exemplo: a plataforma elevatória paralela a uma parede, sinaliza-se o lado oposto. Em casos em que a plataforma elevatória estiver realizando um trabalho em local que fique totalmente exposta dos dois lados, se realiza a sinalização com cones e fitas em toda a sua volta.

5. Sinalização em locais de acesso próximo ao trabalho em altura

A sinalização do local neste caso, é antes de chegar ao local de trabalho em questão, ou seja, a área propriamente dita em que a Plataforma Elevatória estiver realizando seus trabalhos.

Neste caso, pensamos para evitar acidentes com pedestres, em uma sinalização nas vias de acesso que permitem ligações a outros galpões, área de escritório, ou outras frentes de trabalho onde seja necessária a passagem pelo local onde plataforma está trabalhando.

Esta ação de sinalização com placas, que informam que existe um trabalho em altura sendo realizado naquele local especifico, pode evitar que ocorram acidentes.