Inteligência Artificial pode ameaçar a Segurança do Trabalho?
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2023-08-24T16:02:16-03:00
  1 Avaliações (Ver)
394 Visualizações

O uso de equipamentos de proteção adequados é de extrema importância para evitar acidentes, mas a tecnologia também pode ser muito relevante para prevenir riscos ao colaborador e detectar possíveis problemas.

Simplificando a Inteligência Artificial

Por causa dos avanços na inteligência computacional e o surgimento de plataformas como ChatGPT, muito tem se falado sobre Inteligência Artificial.

Com estes tipos de tecnologia, já é possível criar imagens com alto nível de detalhes a partir de uma frase, desenvolver textos, replicar e manipular a voz de qualquer pessoa, entre outros recursos.

Como é feita a programação?

Os sistemas de Inteligência Artificial são treinados a partir de dados existentes e, por isso, podem perpetuar ideias de seus programadores. Além disso, esses sistemas serão exatos em relação aos dados que foram utilizados em seu treinamento. Em outras palavras, se as informações estiverem incompletas ou desatualizadas, a ferramenta pode apresentar resultados imprecisos.

Utilizando a Inteligência Artificial como uma aliada na Segurança do Trabalho

Os perigos em ambiente laboral são muitos e podem ser dos mais variados, como riscos químicos, elétricos, mecânicos, cortes, calor e chamas, entre outros dependendo da área com a qual se trabalha. O domínio de ferramentas de Inteligência Artificial pode ser muito útil para evitar acidentes e até melhorar a implementação de uma cultura de Segurança do Trabalho.

Algumas empresas já estão desenvolvendo ferramentas para detectar o uso correto de EPIs ou a falta dos equipamentos em ambientes de trabalho monitorados por câmeras. Esta é uma maneira efetiva de estabelecer rotinas de avaliação e controle dos níveis de exposição dos colaboradores aos riscos e reduzir a probabilidade de acidentes laborais.

As áreas que envolvem tecnologia devem ser as primeiras a adotar esse tipo de ferramenta em seu dia a dia. Existem muitos benefícios, mas é preciso avaliar também o outro lado antes de tomar qualquer decisão. Veja abaixo alguns aspectos positivos e negativos da Inteligência Artificial:

De que forma podemos nos preparar para o futuro?

A tecnologia está aí, não tem como fugir, mas é possível conviver com ela e se adaptar ao que vem. A planilha digital não extinguiu os contadores, apenas fez com que eles a adotassem como uma ferramenta para facilitar seu trabalho. O mesmo acontecerá na Segurança do Trabalho, por isso:

- Estude sobre o tema;

- Busque melhorar suas qualificações e do seu time;

- Explore as possibilidades do mercado.

Potencialize sua proteção

Embora seja uma ferramenta importante na preservação da integridade física do trabalhador, apenas a Inteligência Artificial não é suficiente.

Por: Dupont