Importância dos Produtos Ex na Prevenção de Explosões em Unidades Agrícolas
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2020-05-25T21:47:39-03:00
  0 Avaliações
2224 Visualizações

Segundo dados do IBGE, a safra de grão de 2020 está estimada em aproximadamente 249 milhões de toneladas, o que representa aumento de 3,1% em relação a produção de 2019. Para acompanhar estas grandes safras são necessários investimentos em novas instalações ou ainda na modernização das instalações em que os grãos são armazenados, processados e industrializados, bem como nos gigantes terminais de exportação de granéis sólidos.

Essas unidades agrícolas, são projetadas para movimentar milhares de toneladas de grãos e têm potencial risco de explosões, devido a presença de poeira proveniente da movimentação e do atrito entre os grãos. As instalações industriais que processam os grãos também apresentam elevado risco de explosões, por causa de substâncias inflamáveis presentes nos vapores dos produtos fabricados. Há ainda grande presença de poeira de grãos em muitas etapas do processo, como em tombadores hidráulicos, moegas, transportadores helicoidais, armazéns horizontais e silos.

Segundo a entidade americana Dust Safety Science, os principais locais com maior registro dos casos de explosões e incêndios, são os coletores de pó, conhecidos como filtros manga ou filtro ciclone; armazéns, silos ou outras formas de armazenagem; elevadores verticais, conhecidos como elevadores de caneca ou caçamba; e em transportadores horizontais, conhecidos como correias transportadoras.

Uma das fontes de ignição dessas explosões, são os atritos de partes mecânicas móveis, ou por equipamentos elétricos como motores, contatores, chaves liga/desliga, e por partes eletrônicas de transmissores e sensores, por exemplo. Há muitas medidas de prevenir as explosões, uma delas é a utilização de produtos elétricos com proteção Ex, isto é, itens dedicados para locais com potencial risco de explosões. Os produtos Ex devem ser certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO).

Além de utilizar equipamentos elétricos fixos e portáteis com proteção Ex, devidamente certificados pelo INMETRO, é indispensável que os operadores e todos que tenham acesso aos locais com potencial risco de explosão, como as áreas classificadas de gases inflamáveis, Zonas 0,1 e 2 e poeiras combustíveis Zonas 20, 21 e 22,  recebam instruções e treinamentos sobre os riscos e procedimentos.

É extremamente importante que empresas e profissionais que atuam em áreas com risco, priorizem produtos adequados para atmosferas explosivas, incluindo no agronegócio. Todos são corresponsáveis pela prevenção desses acidentes.

 

Por: Ricardo Zanata

Engenheiro Especialista de Produtos Ex da Schmersal