Conforto Térmico: Garantia de Boa Produtividade e Qualidade de Trabalho
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2018-10-27T09:02:41-03:00
  0 Avaliações
581 Visualizações

O conforto térmico é um importante fator que faz com que o ambiente industrial seja o mais produtivo possível. A antiga imagem do chão de fábrica sujo, quente e escuro está dando lugar a um local arrumado, bem arejado e que façam com que as pessoas se sintam confortáveis para exercer um bom trabalho.

Além disso, um projeto que garante esse tipo de melhoria para os profissionais que atuam naquele ambiente aumenta a produtividade e a frequência no trabalho. Alinhado aos conceitos de sustentabilidade e inovação tecnológica, o conforto térmico trás benefícios aos trabalhadores.

Quer saber mais sobre como o conforto térmico pode auxiliar na produtividade e na melhora da operação como um todo? Continue lendo nosso artigo!

Conforto térmico: além do controle de temperatura

Obter o conforto térmico em um determinado ambiente vai além do controle de temperatura – está intrínseco no projeto da planta industrial.

O conforto térmico é um dos focos buscados pela sustentabilidade, com a adoção de técnicas que sejam capazes de manter a boa ventilação no ambiente, a utilização de cores claras para a reflexão do calor e o uso de materiais isolantes para manter sempre uma boa temperatura.

Além disso, um bom projeto deve ser feito levando em conta as características do local. Uma planta industrial localizada em Manaus deve ter um projeto visando o conforto térmico diferente de uma planta industrial localizada no interior do Paraná.

Outro ponto importante é garantir esse controle de temperatura não afete o ambiente externo, como foi o caso de um edifício chamado “Walkie Talkie” localizado em Londres que derretia carros estacionados próximos devido ao reflexo do sol da sua fachada.

As tecnologias utilizadas no conforto térmico

As soluções que utilizam da tecnologia para o conforto térmico são diversas, como:

- Coberturas duplas;

- Fachadas com brises;

- Projetos que levem em consideração a posição do vento para a ventilação cruzada;

- As cores claras que aumentam a reflexão do calor;

- Elementos isolantes térmicos na construção;

- Posicionamento correto da instalação em relação ao norte geográfico;

Algumas vezes as soluções passivas de construção não são totalmente satisfatórias para a planta industrial e outras soluções podem fazer o uso da tecnologia direta, como a instalação de ar condicionados, ventiladores e exaustores.

Outro conceito amplamente utilizado em plantas industriais e que facilita atingir o conforto térmico no local é a instalação de Sheds que permitem que o ar quente suba e saia do ambiente naturalmente. O insuflamento geotérmico também é uma solução não comumente utilizada, mas que garante bons resultados – é feito através do bombeamento do ar ambiente para um tubo enterrado e que retorna resfriado ao ambiente industrial.

Outra técnica que está sendo amplamente utilizada é a adoção de áreas verdes e até telhados verdes, utilizando de técnicas de paisagismo intensa para criar um ambiente agradável e um sombreamento do local.