A lavagem de minérios e seus impactos ambientais: você já sabe diminuí-los?
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2021-08-10T19:18:11-03:00
  1 Avaliações (Ver)
3371 Visualizações

A indústria de mineração tenta ser mais amigável com o meio ambiente há algum tempo, mas acabamos por deixar de lado alguns procedimentos úteis na lavagem de minérios, por exemplo. E para que você continue antenado sobre as melhores práticas de sustentabilidade e segurança, preparamos um mix de informações que vão cuidar de você e do mundo.

Muitos minérios, como o ferro, zinco, cobre e o carvão; precisam ser lavados, pulverizados e tratados quimicamente. Para que você permaneça seguro neste processo, recomendamos o uso da linha Tychem®, que é a solução completa de proteção para o corpo todo. Agora, quando pensamos em maneiras de tornar essa lavagem ainda mais sustentável, é que vemos que existem muitas opções para ajudar a mãe natureza. 

Lavagem de minérios e sustentabilidade

Uso de energia sustentável

Como a mineração utiliza muita energia em tudo que faz, incluindo a lavagem de minérios, é importante considerar o impacto gerado para obter essa energia. Fontes limpas são a melhor opção para diminuir a emissão de poluentes.

Quer ficar por dentro sobre as tendências tecnológicas para a mineração? Então você vai querer ver este post aqui

Reciclagem da água

Desde a lavagem de minérios até o uso em torneiras e pias na planta de mineração, a água é um recurso escasso e utilizado constantemente em escalas gigantes na mineração. Por isso, o tratamento interno de água é uma estratégia subutilizada e que precisa de mais investimento.

Reutilizar a água de lavagem e transporte de minérios é uma alternativa eficaz, assim como recolher a água da chuva.

 Descarte correto dos resíduos

O transporte e lavagem de minérios, liberam componentes químicos e tóxicos que não devem ser descartados no meio ambiente.  Então, não basta tratar a água para que a operação possa ser considerada sustentável, é preciso cuidar dos resíduos do começo ao fim

Mas tome muito cuidado, é nesta etapa que os perigos aumentam. Então, não se esqueça de fornecer e exigir sempre os melhores equipamentos de proteção. E para evitar qualquer tipo de contaminação, o tecido Tychem®, resistente e testado in loco, é a escolha mais segura. Quer conhecer todas as soluções para mineração que a DuPont te oferece? Basta clicar aqui.

Uso de água salgada

Um método que também economiza recursos, é o reuso de água não potável, como a do mar. Na mineradora Michilla, que atua no Chile, 15% da água já vem do mar e é usada sem a necessidade da dessalinização.

O sal pode alterar a viscosidade, pressão e vapor nas reações com um minério, por isso, seu uso nem sempre pode ser tão grande quanto gostaríamos, mas qualquer passo que possamos dar em direção a um mundo mais verde, é um passo bem dado.

Fonte: Falando de Proteção/DUPONT