Os pés dos trabalhadores são um ponto muito vulnerável e bastante propício aos acidentes do trabalho. O piso sobre o qual eles se deslocam frequentemente é irregular. A superfície pode ser áspera ou lisa e escorregadia. Pode estar seca ou molhada e ainda pode haver objetos perfuro-cortantes. Com relação às superfícies de trabalho, deve-se escolher um calçado que tenha solado adequado e que venha a impedir danos ao usuário.
O ponto mais crítico da proteção dos pés é a biqueira do calçado de segurança, pois a grande maioria dos acidentes com os pés ocorre por choque contra obstáculos, na parte dianteira, que podem ser em função do surgimento de um obstáculo que o trabalhador não tenha visto, queda de algo sobre o pé ou pressão estática sobre o mesmo.
Os calçados de segurança devem, portanto, ter biqueira resistente de forma que ofereça uma rigidez que suporte elevadas cargas, mas ao mesmo tempo, flexibilidade para resistir a um choque dinâmico sem deformar-se. É importante que o calçado seja confortável. A grande maioria dos empregados trabalha em pé, e uma forma anatômica, que permita a liberdade de movimentos, é fundamental para o desempenho satisfatório durante a jornada de trabalho.
Calçados
- Calçado de segurança para proteção contra impactos de quedas de objetos sobre os artelhos;
- Calçado de segurança para proteção dos pés contra choques elétricos;
- Calçado de segurança para proteção dos pés contra agentes térmicos;
- Calçado de segurança para proteção dos pés contra agentes cortantes e escoriantes;
- Calçado de segurança para proteção dos pés e pernas contra umidade proveniente de operações com uso de água;
- Calçado de segurança para proteção dos pés e pernas contra respingos de produtos químicos.
Os calçados de segurança, para maior durabilidade, deverão ser usados somente durante a jornada de trabalho.