Segundo a OHSAS, Ocupacional Health and Safety Assessment Series, cada euro investido em Gestão de SST gera um retorno correspondente a 2,2 euros. Ou seja, Segurança e Saúde do Trabalho é um setor de importância estratégica em empresas cujas operações apresentem algum grau de risco para seus empregados.
A melhora na produtividade e uma consequente redução do passivo trabalhista devem ser metas constantes. Portanto, desenvolver políticas e ações que promovam a saúde no trabalho é a melhor maneira de garantir a adequação ao fisco e também ao eSocial.
Controlando o absenteísmo
Além de trazer sérios transtornos para o departamento de Recursos Humanos (RH), o absenteísmo também se torna um fardo para toda a equipe. Isso ocorre porque, normalmente, os colaboradores assíduos precisam fazer horas extras e ensinar novos funcionários a realizar as atividades com eficiência para suprir o trabalho dos ausentes — o que toma muito tempo e dinheiro.
Por isso é importante ter um processo mensal de mensuração e análise das principais causas do absenteísmo médico. Deve ser avaliado o setor onde está o maior nível de faltas, quais as principais doenças estão afastando seus funcionários, qual o tempo médio de afastamento, e etc. Todos esses dados devem compor um sistema de avaliação de métricas do RH.
O controle das faltas pode ser mitigado com iniciativas que reforcem a participação dos empregados. Isso porque a motivação também é muito importante para fazer com que o colaborador entenda que ele é uma peça fundamental dentro da empresa. Quando ele entender isso, não só a sua produtividade aumentará, mas a qualidade nos serviços prestados também.
Controlando o presenteísmo
Uma anomalia que pode refletir na produtividade, não só individual como na de grupos, é o presenteísmo.
Caracterizado pela apatia do colaborador no local de trabalho, acomete, geralmente, funcionários sob influência de doenças crônicas (como Diabetes e Hipertensão) ou de forte stress, com problemas pessoais ou relacionados à insatisfação com o ambiente de trabalho.
Esse estado de letargia, em que o funcionário literalmente “se arrasta” pela empresa, pode ser muito prejudicial para todos ao redor. Isso porque o mau comportamento caracterizado pelo presenteísmo influencia negativamente no aspecto psicossocial.
Fora os danos comportamentais, o presenteísmo é uma ameaça silenciosa e geralmente pouco notada. Isso porque, ao contrário do absenteísmo — cuja redução na produtividade é de 100% a cada falta —, o presenteísmo representa perdas gradativas e incalculáveis.
Um estudo apresentado em 2016, no Congresso Nacional de Excelência em Gestão, suscitava importantes questionamentos sobre esse mal que prejudica a saúde e o bem-estar dos trabalhadores brasileiros.
Aumentando o bem-estar
A promoção do bem-estar corporativo está diretamente ligado a ganhos em produtividade. Os reflexos mais diretamente percebidos são a redução no turnover, nas faltas sem justificativa e nos afastamentos por recomendação médica.
Por outro lado, este tipo de iniciativa também é capaz de reduzir bastante a sinistralidade do convênio médico, uma vez que diminui significativamente a ocorrência de eventos agudos, como Infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC).
Disponibilizar um plano de saúde que atenda aos anseios dos colaboradores é fundamental, mas igualmente importante é promover rotinas e ações que estimulem posturas proativas.
Eventos corporativos, esportes e atividades lúdicas entre os funcionários são algumas das possíveis medidas que elevam a sensação de bem-estar, intrinsecamente ligada à percepção subjetiva de pertencimento ao grupo.
Acima dessas ações, estruturar uma rede de proteção em saúde que garanta ao funcionário ampla cobertura dentro e fora da empresa é imprescindível. Tal cobertura só é possível em empresas que tem como foco a gestão de saúde corporativa, pensada e conduzida de forma estratégica, junto aos objetivos de crescimento da organização como um todo.
Compartilhe este artigo em suas redes sociais, e mostre a seus colegas de trabalho, amigos e empregadores o quanto é importante a promoção do bem-estar e gestão de SST nas empresas!