A frequência com que os profissionais da área de limpeza e conservação lidam com produtos químicos, partículas de pó, lixo em geral, detritos e resíduos diversos é grande. Também existem os aspectos relacionados ao ambiente — como pisos molhados, por exemplo — que podem levar a acidentes com sérios danos à saúde do trabalhador. São situações das mais variadas, que sujeitam os trabalhadores a riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos, entre outros.
Para garantir a segurança dos funcionários no exercício de suas atividades, a empresa de limpeza deve oferecer equipamentos conhecidos como EPIs, sigla para equipamentos de segurança individual.
Como garantir o uso adequado dos EPIs?
A terceirização de serviços garante que os profissionais recebam treinamento e capacitação adequados, graças ao know-how em limpeza profissional que a empresa terceirizada apresenta.
Como o serviço de limpeza é a atividade-fim dessas organizações, elas possuem as melhores tecnologias para garantir a qualidade e a segurança na execução de atividades, como limpeza de hospitais, escolas, universidades, supermercados, shopping centers, limpeza predial, limpeza pós-obra, limpeza de parques e jardins e outras opções que constem em seu rol de serviços.
Os EPIs são aplicados de acordo com as indicações de engenheiros, médicos e técnicos em segurança do trabalho, que em conjunto elaboram programas de segurança para atender as demandas do cliente, respeitando os requisitos legais da atividade.
Para chegar a um plano de segurança, os profissionais podem utilizar ferramentas para análises de risco e documentos como o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais). Eles fornecem informações importantes sobre os riscos aos quais os trabalhadores estão sujeitos e, assim, dão subsídio para se chegar a soluções que visem minimizar os perigos relativos à atividade de limpeza profissional.
EPIs indicados para a área de limpeza profissional
A responsabilidade pela entrega dos EPIs e pelo treinamento é da empresa de terceirização de mão de obra, garantindo que os equipamentos sejam utilizados de acordo com a aplicação para proteção contra os riscos:
Físicos: umidade, ruído, variações de temperatura (frio/calor), ruídos;
Químicos: poeiras, gases tóxicos, vapores;
Biológicos: vírus e bactérias (especialmente na limpeza de hospitais e outros estabelecimentos na área de saúde);
Ergonômicos: movimentos repetitivos, levantamento manual de peso, postura inadequada;
Acidentes: quedas, uso de ferramentas, máquinas e equipamentos inadequados, equipamentos em mau estado.
Os EPIs variam de acordo com a complexidade e o risco de cada tarefa. Os equipamentos mais simples são luvas de látex, de PVC ou de raspa, óculos de proteção simples, avental e botas impermeáveis.
Em alguns casos é necessário também o uso de máscaras para proteção contra vapores provenientes de solventes, protetores auriculares, macacões especiais e óculos de proteção especiais, do tipo que oferece ampla visão.
Quando a atividade de limpeza profissional oferece um risco maior, como no caso da limpeza em indústrias, os EPIs podem incluir sapatos com biqueiras, podendo ser biqueiras de aço, e também palmilhas de aço.
A empresa de terceirização de limpeza deve oferecer os EPIs gratuitamente, mas é obrigação legal da tomadora de serviços fiscalizar se a empresa cumpre com a legislação, tanto com relação à oferta dos equipamentos, quanto pelo seu uso e manutenção.
O fornecimento dos EPIs é responsabilidade de quem?
A necessidade de reduzir custos operacionais, simplificar a estrutura administrativa e ter mais tempo para focar na atividade principal são alguns dos motivos para a terceirização de mão de obra. No entanto, o contratante dos serviços de limpeza profissional também pode ser responsabilizado em casos de acidentes e problemas relacionados à saúde ocupacional, uma vez que o uso de equipamentos de segurança por parte dos funcionários deve fazer parte do contrato.
A empresa de terceirização de limpeza deve oferecer os EPIs gratuitamente, mas é obrigação legal da tomadora de serviços de limpeza fiscalizar se a empresa cumpre com a legislação, tanto com relação à oferta dos equipamentos, quanto pelo uso, treinamento e manutenção dos equipamentos de segurança. Evite problemas na hora de contratar equipes de limpeza.