Transtorno de ansiedade, depressão e burnout são os três problemas mais relatados por trabalhadores

Sandro Azevedo | 607 Visualizações | 2023-02-14T18:09:43-03:00
  1 Avaliações (Ver)

A discussão sobre saúde mental nunca esteve tão em alta. Isso porque desde a pandemia, trabalhadores brasileiros vêm vivenciando diversos desafios para encontrarem formas de manter o equilíbrio. Diante desse cenário, como as empresas apoiaram os colaboradores em meio aos obstáculos ressignificou o vínculo entre esses profissionais.

Segundo uma pesquisa realizada pela VR, encomendada ao Instituto Locomotiva, o transtorno de ansiedade foi o principal problema detectado pelas empresas que relatam aumento, atingindo 84% dos colaboradores. A depressão é o segundo maior problema, afetando 52%, seguido pelo burnout, com 21%, e a síndrome do pânico, com 19% das respostas.

O ritmo acelerado, a rápida digitalização, a mudança nos modelos de trabalho. Por todos os tópicos, a saúde mental passou a figurar como um pilar fundamental para o bem-estar geral.

Em contrapartida, a mesma pesquisa mostra que apenas 12% das empresas afirmaram possuir algum programa para lidar com problemas relacionados à saúde mental. Entre as ações implementadas pelas empresas estão programas de apoio psicológico (54%), palestras sobre o tema (51%), redução da jornada de trabalho (6%) e dias de folga (13%).

Essa discrepância entre os altos índices de problemas relatados pelos trabalhadores e o número de empresas que estão preparadas para acolher seus colaboradores mostra que há bastante espaço para as companhias evoluírem nas iniciativas de saúde mental.

Por exemplo, a VR, através do Bem Me Quero, programa de qualidade de vida e bem-estar para funcionários criado em 2006, disponibiliza a Terapia Online, um programa de ajuda psicológica que atende também cônjuges e filhos de colaboradores, e o Programa de Apoio ao Empregado, que disponibiliza assistência psicológica 24h por dia, 7 dias na semana.

Para oferecer ainda mais equilíbrio entre vida pessoal e profissional, a empresa desenvolveu o Sextando VR, que consiste na redução da jornada de trabalho às sextas-feiras, além de recomendar o bloqueio diário na agenda dos funcionários, durante o período das 12h30 às 14h, para melhorar o bem-estar.

Todas as iniciativas são desenvolvidas a partir de pesquisas semanais que a marca realiza e que oferecem indicadores do clima interno e quais ações são mais necessárias no curto prazo.

Na Pontomais, HRTech líder em gestão de controle de ponto online e soluções de otimização para o RH, que integra o ecossistema VR, o Mentalize-se trabalha temas como autocobrança, pausas e descanso entre atividades e criatividade. A campanha promove conversas com psicólogos especialistas sobre os temas, pílulas de conteúdo e autoconhecimento, além de ações como automassagem, programação de pausas e quick massage.

Parte do ecossistema VR desde 2021, a Audaz Tecnologia, que tem o propósito de transformar a mobilidade corporativa, desenvolveu o acompanhamento de perto de gestores com os colaboradores. Ao perceber que um funcionário apresenta uma mudança no comportamento, demonstrando-se mais triste/desmotivado, o gestor aciona a gestão de pessoas. O setor promove uma videochamada, onde há acolhimento e, caso necessário, redirecionamento para serviços de apoio psicológico. O intuito é garantir o bem-estar, demonstrando que podem contar com o apoio e acompanhamento do RH, de forma genuína e transparente.

Para João Altman, diretor-executivo de Pessoas, Marca e Cultura da VR, cada vez mais colaboradores estão em busca de uma experiência profissional saudável, sustentável e equilibrada. “Ao adotar iniciativas em prol do bem-estar, a empresa se compromete e prioriza as necessidades dos colaboradores. O resultado é um ambiente genuinamente colaborativo onde pessoas se sintam pertencentes e motivadas. No ecossistema da VR, a conexão humana é o que constrói e fortalece a marca empregadora.

Fonte: Mundo RH

Leia a notícia completa aqui