Operação Verde Vivo visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais no Distrito Federal

Sandro Azevedo | 3136 Visualizações | 2021-07-07T18:23:07-03:00
  1 Avaliações (Ver)

O Corpo de Bombeiros Militares do Distrito Federal lançou oficialmente a Operação Verde Vivo que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais, que ocorrem neste período de estiagem que começa agora e se prolonga até início de outubro. O período mais crítico com a falta de chuvas é entre maio e setembro, quando anualmente ocorrem mais incêndios nas áreas rurais e de preservação.

Durante a solenidade, o CBMDF fez um voo demonstrativo do “Nimbus”, avião de combate a incêndio florestal.  De acordo com a assessoria de comunicação do CBMDF, atendimentos a incêndios florestais compõem a segunda maior demanda da corporação.

Segundo o comandante-geral do CBMDF, Coronel William Augusto Ferreira Bomfim, o grupamento de proteção ambiental emprega a maior quantidade de recursos humanos, viaturas e equipamentos, além de durar todo o período de estiagem que ocorre durante metade do ano no DF.

Em 2020, de acordo com dados do Corpo de Bombeiros, a Operação Verde Vivo atuou em 7.851 ocorrências de incêndio florestal. Naquele ano, houve mais de 27 mil hectares de mata queimada no bioma cerrado.

Fonte: Revista Incêndio

Leia a notícia completa aqui