FENATEST: Uma Nova Missão para um Novo Tempo

Sandro Azevedo | 33138 Visualizações | 2019-07-19T12:29:25-03:00
  0 Avaliações

A história da FENATEST, Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho, fundada em 10 de maio de 1992, nasceu da necessidade de se criar uma entidade forte, capaz de somar as suas ações junto aos sindicatos estaduais da categoria, visando consolidar assim, o importante papel do profissional Técnico de Segurança do Trabalho.

Os anos se passaram, mudanças significativas ocorreram no setor da Segurança e Saúde do Trabalho no Brasil, alguns sindicatos aliados à propósitos distintos, destacaram-se individualmente, buscando por sua vez, acompanhar o crescimento da entidade, e participar  assiduamente das suas decisões, na defesa dos direitos e propriedades alusivas a cada região, através do seu conselho de representantes.

No dia 19 de maio de 2018, foi eleita em São Paulo, em sua sede provisória, a nova diretoria da FENATEST.  Para o quadriênio 2018-2022, assumiu como presidente da entidade, o Técnico de Segurança do Trabalho, o Sr. Hildemar de Jesus Nina, que também está à frente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Maranhão. Além disso, ele é membro da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Maranhão, da Comissão Sindical da Superintendência Regional do Trabalho do Maranhão, e do Comitê Permanente sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.

Hoje, em entrevista exclusiva ao Safenation, o Sr. Sandro de Menezes Azevedo, eleito como Segundo Secretário Geral da FENATEST, nesta nova gestão, nos fala um pouco dos valores e princípios que asseguraram a vitória da chapa vencedora intitulada de “Terceira Via” nas últimas eleições da entidade:

“O verdadeiro líder é aquele que realiza com propriedade, define com sabedoria, e conquista com experiência, pois a sua força maior se concentra na lealdade dos seus objetivos, e na autoconfiança do seu trabalho. Que esta atual liderança, tão responsavelmente constituída, possa se expandir no coração e no empenho dos aproximados 430 mil Técnicos de Segurança do Trabalho, espalhados em todo o Brasil, que torcem pela conquista de um novo tempo, com mais sabedoria, e muito mais proficiência.”

“Quando nos permitimos penetrar na liderança interpessoal, aquisições passam a ser méritos, conquistas são realizações, e sonhos, passam a ser a própria realidade que arduamente semeamos, no transcorrer das nossas vidas. Bons resultados são sinônimos de um bom desempenho, promovido nas bases de um sistema “propulsor”; Transparência, na gestão de pessoas, é arte niveladora nos pilares da entidade; Administrativamente, a colheita é sempre farta, quando nos tornamos verdadeiramente capazes. Hoje, podemos dizer, que mesmo diante de todos os  desafios enfrentados, individualmente, até o momento, nos consideramos todos, líderes e protagonistas de uma história de sucesso, que honrosamente deixa o seu registro nas vértebras desta entidade.”

“A verdadeira ação consiste em crer que existe sempre o momento de agir, no momento exato para gerir as oportunidades; para desbravar horizontes e vencer, sem deixar de ser uma unidade, na fluência natural da vida, que não carece de explicações. "Pedras" são "pedras", logo esfarelam-se e desaparecem no tempo, entretanto, aquele que vem do "pó", descobre a sua real sustentação, no seu próprio trabalho, e nunca precisará realmente de pedras, para definir os destinos do seu "chão"...E esse chão, companheiros, é a grande causa que abraçamos, em prol de uma categoria diferenciada, junto à FENATEST, e não simplesmente, para atender os interesses de grupos isolados e separatistas. Esse deve ser o legado para os que desejam mudanças...”

“Inverdades não se sustentam a vida inteira. Muito mais que um "cofre" sem valores reais, precisamos de uma Federação operante e igualitária, onde não existam "monarcas", "preconceitos" e nem "padrinhos". Precisamos levantar a bandeira da honra entre os estados, e o valor tão desacreditado dos nordestinos; Precisamos ter a coragem de enfrentar os desafios, sem nos escondermos da verdade; Temos o dever de representar os nossos profissionais com transparência, e acima de tudo com dignidade. Já estamos repletos de forças estagnadas, de trabalhadores oprimidos, de "máscaras" sem cor, e de "tesouros" perdidos.”

“Agora, o tempo é novo, e o novo precisa acontecer, afinal, a justiça tarda mais não falha, e para os que semeavam o termo "Sub Judice", agora já podem se servir das respostas do próprio tempo, que exige desta entidade, uma ação imediata em prol dos Sindicatos e dos Técnicos de Segurança do Trabalho de todo o país.”

“Exclusivas são as nossas realizações, quando decidimos lutar por uma causa verdadeiramente nobre, onde o que importa, companheiros, não é o cargo que ocupamos no celeiro da vida, mas as ações que deliberam e provocam mudanças na sociedade...Precisamos fertilizar as mudas recém-plantadas no solo das nossas idealizações. Projetos vitoriosos são frutos de árdua labuta, e refluxos de larga inspiração, eles precisam ser pensados, avaliados e implantados, antes de tudo, dentro de uma gestão clara e transparente . Somos a soma de um pensamento que transmuta e de uma consciência que constrói, na condição pela qual nos predispomos à traduzir a real conjuntura nacional, no que cabe às problemáticas associadas aos nossos sindicatos em todo o país, promovendo mudanças significativas no contexto social”

“A livre iniciativa, o compromisso, a retidão, o profissionalismo, e a nossa base conceitual, nos remete à sabedoria profunda de que somos um só propósito, diante do sonho e das expectativas de muitos trabalhadores. Novos conceitos surgirão à partir de novas ideias, novas atitudes propiciarão novos rumos à FENATEST, e novos projetos deverão surgir em favor de todas as representações federativas. O verdadeiro papel de um sindicato não tem qualquer associação à ciclos viciosos e inoperantes, mas sim, agora mas do que nunca, à modelos realísticos de operacionalidade e ação. As entidades sindicais carecem enxergar além da palavra "fria", presente nas amarras da nossa legislação, e devem propiciar resultados, através de uma cultura racional e fundamentada, mesmo que considerando as suas limitações e convalescências. Continuaremos a trabalhar com aqueles que compartilham das nossas ideias, e jamais seremos alvo de desagregação, indisciplina e falso moralismo. Somos voluntários de um propósito, e não dissimuladores de uma prática, muitas vezes, decadente, pobre e descabida.”

“Gostaríamos de aproveitar a oportunidade e divulgar, que nos dias 7, 8 e 9/08/2019, a FENATEST estará com o seu stand na Expo Proteção, no Expo Center Norte, em São Paulo, à disposição e aberto para profissionais, alunos e empresas. Venham nos visitar!”

 

Sandro de Menezes Azevedo

Presidente da ASPROTEST – Associação Sergipana dos Profissionais e Técnicos de Segurança do Trabalho

Diretor de Comunicação Integrada da ABRATEST – Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho

Diretor de Assuntos Jurídicos e de Eventos do SINTEST/SE – Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado de Sergipe

Segundo Secretário Geral da FENATEST – Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho

Leia a notícia completa aqui