Dispositivo móvel minimiza riscos de acidentes elétricos em canteiro de obras

Sandro Azevedo | 4940 Visualizações | 2020-08-20T06:29:57-03:00
  1 Avaliações (Ver)

O anuário de 2020 da Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), traz dados preocupantes sobre o número de acidentes e mortes ocasionadas por choque elétrico em construções e serviços no ramo da engenharia civil. Com base em dados coletados em 2019, o Brasil teve mais de 30 mortes ocasionadas por choques e sobrecargas elétricas em canteiros de obras.

Esses acidentes poderiam ter sido evitados com o uso de sistemas de segurança como o disjuntor diferencial residual, conhecido como DR, que permite o desligamento do circuito elétrico sempre que detectada uma corrente de fuga que possa gerar um choque ou sobrecarga. Este dispositivo identifica o aumento do fluxo de energia e “desarma” a rede, evitando tanto que os aparelhos ligados à rede elétrica sejam danificados como choques ou até incêndios iniciados pela sobrecarga.

Reynaldo Gabardo Jr., diretor da Reymaster Materiais Elétricos, explica que geralmente o DR é instalado junto à rede elétrica, o que dificulta o seu uso em um canteiro de obras: “Muitas vezes um canteiro de obras tem uma instalação elétrica precária ou simples, o que aumenta a chance de acidentes fatais com choque elétrico”, diz.

Foi justamente pensando nessa demanda que a Reymaster Materiais Elétricos, com unidades em Curitiba (PR) e Joinville (SC), adicionou ao seu portfólio de produtos um DR Móvel, da PSMR, marca que a empresa realiza a distribuição de produtos no Brasil.

Umas das grandes vantagens do DR móvel é que ele não precisa ser fixado ao quadro elétrico. De fácil montagem, produto possui conexão simples para cabos de entrada e de saída, o que possibilita sua utilização e mobilidade de acordo com a necessidade.

“O DR Móvel acompanha os equipamentos destinados à construção de obra em obra, garantindo o seu uso com minimização de riscos”, complementa Gabardo.

O produto possui grau de proteção IP 66, segundo a norma europeia IEC 60529 e 60598, sendo à prova de chuva e poeira. Ainda atende a normativa RoHs, que proíbe substâncias perigosas sejam usadas em processos de fabricação como o mercúrio e o chumbo e à regulamentação brasileira NR-10, que normatiza e regulamenta produtos e procedimentos para todas fases da transformação de energia elétrica e trabalhos realizados com eletricidade.

O DR da PSMR ainda vem com botões de “teste” e “reset” que permitem a checagem das funcionalidades e o desligamento manual da rede elétrica, em casos de emergência.

“Este é um produto indispensável para a Engenharia Civil, pois além de ser de fácil uso e mobilidade, protege a vida das pessoas e os equipamentos das empreiteiras”, conclui o diretor da Reymaster.

Fonte: Revista Cipa

Leia a notícia completa aqui