Vivemos em um país limitado às "armaduras" políticas, castradoras do bom senso, da honradez, dos princípios democráticos, da transparência ideológica, da cultura de modelo, da responsabilidade social, da dignidade voluntária, da moralidade, da ética partidária, e constitucional. Estamos repletos de História e de nomes, porém, reduzidos à violência, à inércia, à prepotência, à estagnação, à pobreza e à vergonha.
A política que pregamos, na maioria das vezes, não condiz com o que realmente somos, isto porque, as nossas ruas, as nossas escolas, as nossas instituições, as nossas organizações políticas, estão congestionadas de covardes, de corruptos, de "mascarados" e de ladrões. Viver uma história não é o mesmo que construir um legado, pois uma história se registra, e até se compra, porém, um legado, se constitui, quando transformamos palavras em ações, projetos em resultados, e promessas em democracia. Já não somos o Brasil de "Cabral", nem tão pouco, o de "Tiradentes".
Precisamos acordar para a vida, para a saúde e o bem-estar das pessoas, para o trabalho, para a educação, para o velho e para o novo, através de exemplos, e não apenas de suposições e de "achismos". Falta trabalho para 27,7 milhões de trabalhadores, 14 milhões de desempregados, 40 milhões de mortes em acidentes de trânsito,700.000 acidentes de trabalho, com uma morte à cada quatro horas e meia, 12 milhões de analfabetos, 77% de brasileiros sem um plano de saúde, e onde à cada 05 minutos, 03 morrem em hospitais do país; 558 crianças são estupradas todos os meses, 18 todos os dias. Foi isso que nós construímos, alimentando "porcos", abrindo caminho para as "raposas", e acumulando "insetos" nas lideranças do nosso país? Sejamos conscientes, pois aqueles que hoje afirmam defenderem o Brasil, talvez daqui à alguns anos, não vejam nada mais, além do que "fezes" e "moscas". O que você prefere ser?
Sandro de Menezes Azevedo
Técnico em Segurança do trabalho
Consultor Técnico em Gestão de Riscos em Ambientes Hospitalares
Presidente/ASPROTEST
Presidente/ABRATEST-SE
Diretor de Assuntos Jurídicos e de Eventos - SINTEST/SE
Diretor de Comunicação Integrada/ABRATEST
2º Secretário Geral FENATEST