Todo equipamento industrial precisa ser reparado e lubrificado de vez em quando. Seja pelo seu tempo de uso, pela maneira que foi manuseado ou até mesmo por questões obrigatórias, assim como a troca de óleo de carros convencionais. A verdade é que, para realizar essas atividades, diversos cuidados precisam ser tomados. Não é apenas ver onde está quebrado, arrumar, colocar óleo e pronto. Este é um processo que demanda vários cuidados e nós vamos contar em detalhes para vocês.
Antes de começar, desligue o equipamento
Para lubrificar, limpar ou ajustar qualquer coisa em máquinas, é preciso ter a certeza de que não há ninguém dentro delas e se certificar de que os equipamentos não estão funcionando no momento. Manusear um equipamento ligado pode cortar, esmagar, ferir e até mesmo matar. Por isso sempre falamos aqui: com saúde não se brinca e todas as atividades que envolvem segurança do trabalho, exigem extrema cautela e atenção.
Importante:
Sempre que estiver mexendo em alguma máquina, coloque uma etiqueta de advertência na chave ou no comando, remova um fusível que desligue completamente o circuito e mantenha outras pessoas afastadas.
Muito cuidado com a proximidade de peças móveis
Se você precisar fazer qualquer trabalho que coloque parte do seu corpo próximo a peças móveis ou de peças energizadas, sua segurança exige que você tome alguns cuidados especiais para assegurar o movimento repentino e/ou religamento acidental.
Algumas máquinas e circuitos possuem dispositivos especiais. Se sua máquina não os possui, tenha em mente os seguintes pontos:
- Tome as medidas especiais para manter a máquina desligada quando você estiver trabalhando nela.
Coloque uma etiqueta de advertência na chave ou comando. Se necessário mantenha um empregado próximo a chave a fim de manter outras pessoas afastadas. Remova um fusível que desligue completamente o circuito ou alerte aqueles que estejam próximos ou que possam se aproximar do que você está para fazer;
- Nunca deixe chaves ou outras ferramentas sobre urna máquina, em que uma partida súbita possa arremessá-las;
- Se seu trabalho exigir que você permaneça dentro ou perto de um corredor ou passagem por onde caminhões entram, coloque uma placa de advertência ou barricada, ou coloque alguém para alertar os motoristas sobre sua presença naquele local;
- Nunca ligue qualquer máquina ou circuito elétrico, a menos que você esteja absolutamente certo de que nenhum outro empregado está trabalhando nela. Nunca opere qualquer máquina a menos que você esteja autorizado para operá-la;
- Nunca lubrifique, ajuste ou repare uma máquina, a menos que você esteja autorizado a fazer este trabalho em particular. Muitos destes trabalhos devem ser feitos por pessoal de manutenção especialmente treinado para a tarefa.
Pontos de atenção para não esquecer
– Não deixe chaves ou outros objetos sobre a máquina. Assim, se acontecer uma partida súbita, nada será arremessado;
– Caso o seu trabalho exija que você fique próximo da passagem de caminhões, coloque uma placa de advertência, barricada ou peça para um colega de trabalho, qualificado e autorizado, alertar outras pessoas que você está no local;
– Não faça qualquer trabalho em máquinas industriais, seja de lubrificação ou reparação, se você não está autorizado para isso.
Fonte: Falando de Proteção/Dupont