Novas Normas Globais para Proteção Contra Cortes
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2019-04-15T08:54:12-03:00
  0 Avaliações
831 Visualizações

Atualmente existem 3 normas, 3 métodos e 3 equipamentos diferentes para determinar o nível de corte.

São eles:

-  ANSI/ISEA  105: Norma americana que utiliza um equipamento cppt (a lâmina utilizada é trocada ao início de cada teste); os níveis de corte são dados em gramas (utilizada no méxico).

-  EN 388: Norma europeia que utiliza um equipamento coupe (a lâmina utilizada no teste é reutilizável); essa norma recomenda utilizar o teste da iso para materiais com nível de corte igual a 4 ou 5; os níveis de corte são dados em ciclos (utilizada na américa do sul).

 - ISO 13997: Norma internacional que utiliza um equipamento tdm-100 (a lâmina utilizada é trocada ao início de cada teste); o nível de corte é dado em newtons.

Atualmente nenhum dos 3 testes podem ser comparados entre as três diferentes normas. Os testes ANSI/ISEA e EN 388 são bem distintos nas classificações e metodologia e causavam uma certa confusão.

Fique por dentro das mudanças.

As mudanças nas normas serão efetuadas para padronizar as diferentes normas existentes, resultando na utilização de equipamentos mais confiáveis.

Quais são as mudanças nas normas?

ANSI /ISEA 105: utilização de um único método (ISO 13997, equipamento TDM-100) e expansão dos níveis de proteção.

EN 388: utilização do equipamento TDM-100 para todos os modelos de luva, revisão do teste Coupe (troca de lâminas) e adição de um teste de impacto.

O que isso influencia no seu dia a dia?

As mudanças nas normas trarão resultados mais confiáveis que os dos testes realizados atualmente, influenciando na escolha do EPI mais adequado para cada ocasião. Além disso, com as mudanças os testes realizados em diferentes normas poderão ser comparados.