Liderança Prevencionista: Conhecimentos, Habilidades e Atitudes
Editor: Sandro Azevedo
Postagem: 2020-08-01T07:16:03-03:00
  0 Avaliações
4642 Visualizações

Capacidade de liderar é uma competência que deve ser constantemente desenvolvida. Como toda competência, ela irá passar pelo desenvolvimento do CHA – Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

A Liderança Prevencionista é a aplicação desses conceitos de maneira direta na prevenção de acidentes, pois a liderança é elemento chave para a mudança de cultura que as empresas tanto desejam.

Sendo assim, os profissionais ligados direta ou indiretamente à segurança do trabalho precisam buscar o desenvolvimento contínuo dessa competência.

Quem são os líderes prevencionistas?

Os integrantes do SESMT, supervisores, coordenadores, gerentes, instrutores, técnicos, cipistas, engenheiros são profissionais que, devido a sua responsabilidade sobre equipes ou pelo seu conhecimento precisam desenvolver a sua liderança prevencionista.

Essa liderança nada mais é do que a capacidade de influenciar, instruir, organizar, prover recursos para que os trabalhadores desenvolvam suas atividades com segurança.

Como desenvolver essa liderança?

Para poder liderar pelo exemplo, esse líder precisa estar em constante desenvolvimento do seu CHA , onde:

“C” representa o Conhecimento, ou seja, o que ele precisa fazer para conhecer mais sobre técnicas de prevenção, regras, recomendações do modo de fazer seguro.

Ele precisa também ter o “H” de Habilidade, aqui entendida pela capacidade de fazer ou de promover a ação através de outras pessoas, incluindo então conhecimentos de motivação, trabalhos em equipe etc..

Porém o “A” de Atitude é seu principal trunfo, pois é através da sua própria atitude frente a outras pessoas é que ele irá se destacar e influenciar positivamente.

A “Liderança Prevencionista” nada mais é do que a capacidade de influenciar, instruir, organizar, prover recursos para que os trabalhadores desenvolvam suas atividades com segurança.

Líderes prevencionistas são pessoas que direta ou indiretamente contribuem para a promoção de uma cultura prevencionista na empresa.

De um modo geral podemos citar os grupos de pessoas abaixo:

- Gestores: Pessoas com cargo de gestão possuem uma grande responsabilidade pela segurança dos seus subordinados, e naturalmente  são avaliados pelos resultados de sua equipe e pela implantação de práticas seguras de trabalho.

Neste grupo está toda a hierarquia da empresa, começando pela presidência, passando pela diretoria, pelos gerentes e pelos supervisores e coordenadores, sendo estes últimos os profissionais com maior capacidade de promoção da mudança comportamental, devido à sua proximidade da base operacional dos trabalhadores.

- Profissionais de Segurança: Pessoas que possuem a segurança do trabalho como ofício, são os integrantes do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do trabalho)

Neste grupo estão os engenheiros e técnicos de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho e demais profissionais que integram a equipe responsável pela rotina de segurança nas empresas.

- Influenciadores: Pessoas que  de alguma maneira desenvolvem atividades de inspeção, treinamento, coordenação técnica ou qualquer outra atividade onde se busca disseminar boas práticas de segurança.

Neste grupo estão os membros da CIPA – Comissão interna de Prevenção de Acidentes , Instrutores técnicos,  Inspetores, RH, Programadores, etc..

Estes 3 grupos de trabalhadores são as peças chaves para promover a mudança de cultura na base operacional das empresas, pois de maneira formal ou informal estão diariamente em contato com essa base, podendo atuar como elementos de transformação efetiva rumo ao Zero Acidente.

Fonte: Grupo Colabor