O trabalho nos aeroportos expõe a uma série de situações de perigo, muitas das quais são exclusivas deste domínio das atividades aduaneiras. Existem muitos elementos que é necessário considerar para se certificar de que é capaz de trabalhar com segurança e evitar lesionar-se a si próprio, ou outras pessoas, em todas as instalações que lidam com tráfego aéreo.
Esta seção reúne os perigos em duas rubricas principais:
Ambiente aeroportuário:
- Trabalhar na pista;
- Trabalhar nas aeronaves.
Geralmente, irá receber formação específica antes de trabalhar no ambiente aeroportuário (isto é, numa aeronave ou próximo de uma). Isto sucede porque existem perigos específicos e o que fizer poderá afetar não apenas a sua própria segurança, mas também a segurança da aeronave e das pessoas que nela viajem. Os condutores também terão de sujeitar-se a um exame oftalmológico adicional (centrado na diferenciação entre o vermelho e o verde).
Trabalhar na pista
Quais são os perigos?
Os perigos mais graves associados ao trabalho nos aeroportos registam-se na pista, na qual não deve trabalhar nem atravessar exceto se for absolutamente necessário. Descubra se necessita de autorização prévia do operador do aeroporto — por exemplo, em áreas de manobra. Deve seguir as orientações locais em matéria de segurança e estar especialmente consciente dos seguintes perigos:
Trabalhar nas aeronaves
Geralmente, não deveria ter de inspecionar ou colher amostras de carga numa aeronave, mas, se tiver de o fazer, certifique-se sempre de que o piloto, o pessoal de terra e quaisquer outros operadores nas proximidades sabem o que pretende fazer.
Acessos
Caso necessite de aceder a uma aeronave, o modo mais seguro de o fazer consiste em utilizar as escadas ou mangas previstas para os passageiros ou tripulações, desde que esteja convencido/a de que são seguras. Contudo, tenha cuidado, pois podem estar escorregadias ou húmidas. No caso de algumas pequenas aeronaves, pode ter a possibilidade de subir diretamente a bordo, mas deve sempre seguir o percurso assinalado, por exemplo, se o acesso se fizer por cima da asa. Não deve utilizar escadas portáteis.
Ao aceder ao porão de carga da aeronave, obedeça aos procedimentos estabelecidos para os despachantes de bagagens e carga. Tal poderá significar o transporte em veículos com elevadores ou correias transportadoras para carga. Seguir as orientações para os despachantes de carga em matéria de práticas de trabalho seguras e ter o maior cuidado se não estiver familiarizado/a com os equipamentos ou os procedimentos utilizados.
Trabalho a bordo
Vários perigos são comuns a todas as áreas das aeronaves. Os insetos são muito resistentes e encontram-se praticamente em qualquer lado, já foram encontrados ratos nos porões e as pessoas deitam fora lenços de papel sujos por todo o lado nos quais não se deve mexer.
Equipamento das aeronaves: Nunca tente inspecionar qualquer equipamento a bordo até ter consultado um funcionário responsável da companhia aérea. A interferência não qualificada com equipamento de segurança, sistemas de navegação ou aparelhos elétricos pode afetar a aeronavegabilidade da aeronave, pondo em risco a segurança dos passageiros e tripulação. Estaria a cometer uma infração penal.
Espaço reservado aos passageiros: Ao efetuar a vistoria das áreas com lugares sentados, tenha cautela com os objetos cortantes que possam estar dissimulados nos estofos. Se remover algo que esteja por debaixo do assento, por exemplo, coletes de salvação, deve colocá-los de novo no lugar antes de abandonar a aeronave. Não suba para os encostos dos braços para inspecionar outras áreas.
Compartimentos de bagagem por cima dos assentos e outros compartimentos de armazenagem: Cuidado com as quedas de objetos sobre a sua cabeça. A tampa de proteção de alguns compartimentos pode ser utilizada para esconder coisas. Comece por examiná-la antes de tudo.
Instalações sanitárias: Além de representarem perigos potenciais para a saúde, sob a forma de resíduos como agulhas hipodérmicas, etc., as instalações sanitárias podem conter substâncias químicas de limpeza corrosivas e desinfetantes. Se for necessário efetuar inspeções nestas áreas, use vestuário de segurança e equipamento apropriados, nomeadamente luvas, e lave as mãos imediatamente a seguir.
Copas (galleys): O equipamento elétrico da copa funciona a alta tensão e poderá estar muito quente. Tenha cuidado com vidro partido, etc., que se possa encontrar em sacos ou baldes de lixo. Algumas aeronaves estão equipadas com elevadores de copa. Estes são especialmente perigosos e não devem ser utilizados como acesso.
Porões: Os pavimentos dos porões podem ser pouco espessos. Tenha cuidado onde põe os pés e evite os múltiplos perigos de tropeço (rodas, plataformas com rodas, etc.). Use um capacete de segurança, particularmente se o pé direito for restrito.
Lembre-se: remeta-se à sua legislação e orientações nacionais quando estiver a trabalhar neste ambiente perigoso.